Xiaomi retira funcionalidade popular do HyperOS

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Numa mudança que pode ser considerada surpreendente, a Xiaomi removeu a opção de reprodução de vídeo em segundo plano. Esta é uma característica apreciada por muitos utilizadores que estava disponível desde a MIUI 12. A descoberta foi feita pelo Gizmochina.

A funcionalidade permitia aos utilizadores ouvir música de vídeos com o ecrã desligado. Esta é uma opção até então disponível sem a necessidade de uma subscrição premium. Algo que acontecia em apps como o YouTube.

Reprodução de vídeo gratuita em fundo termina nos smartphones Xiaomi

No more background video playback on Xiaomi phones with HyperOS! Xiaomi removes the feature likely due to Google's policies. Users will need a YouTube Premium subscription to listen to videos in the background. #Xiaomi #HyperOS #Xiaomi14Series pic.twitter.com/pRdWG7NOOu

— Sadeeq (@Bunis_Malli) 11 de março de 2024

Com as novas atualizações do HyperOS, conhecido anteriormente como MIUI, esta opção já não estará disponível. Esta decisão surge provavelmente após um aviso da Google e leva a Xiaomi a conformar-se com as políticas da gigante tecnológica.

Para os utilizadores que ainda desejam ter acesso a esta funcionalidade, a alternativa passa por subscrever a versão premium do YouTube. Ou seja, ter de fazer um pagamento mensal de 8,49 €.

Apesar da desilusão de muitos, é importante lembrar que o sistema operativo Android é open-source. Ou seja, exista a possibilidade de alterações ao nível do sistema para quem tem a vontade de explorar um pouco mais a fundo.

A comunidade Android é vasta e partilha frequentemente soluções interessantes para ultrapassar este tipo de limitações. Por isso, poderá não ser o fim desta possibilidade para os utilizadores mais criativos no cenário Android.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.