Xiaomi prepara novos smartphones com os melhores processadores Snapdragon

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Há pelo menos dois novos smartphones Xiaomi a serem preparados pela fabricante chinesa. Ambos os dispositivos Android utilizarão processadores da norte-americana Qualcomm, mais concretamente o Snapdragon 888, bem como o Snapdragon 778G.

Segundo apontam fontes próximas da fabricante os novos modelos são internamente apelidados de Vili e Lisa, os nomes de código escolhidos pela empresa. Estes equipamentos devem agraciar os consumidores e o mercado durante o final de 2021.

Há novos smartphones Xiaomi de topo a chegar em 2021

O mais poderoso será o Vili. Este modelo foi listado no website da entidade norte-americana US Federal Communications Commission (FCC), confirmando algumas das suas especificações técnicas e caraterísticas gerais.

A saber, terá o processador Snapdragon 888 da Qualcomm, o chip mais poderoso da atualidade (sem contar com a versão Plus), estando também presente na atual gama Mi 11. Este SoC tem oito núcleos de processamento e uma frequência máxima de 2,84 GHz.

Além disso, conta com a gráfica Adreno 660, bem como o modem Snapdragon X60 5G com uma velocidade máxima de tráfego de dados de 7,5 GB por segundo.

Para este smartphone Xiaomi aponta-se ainda um ecrã Full-HD+ com resolução 2400 × 1080 pixeis e uma taxa de atualização do ecrã até 120 Hz. Estas são as únicas caraterísticas confirmadas.

Vili e Lisa, os nomes de código dos próximos smartphones Xiaomi

O modelo mais modesto será o Lisa. No seu interior terá o processador Snapdragon 778G da Qualcomm. Esta é uma das mais recentes plataformas móveis de gama média alta com bom desempenho gráfico e boa eficiência energética.

Este SoC é composto por oito núcleos Kryo 670 com uma frequência máxima de processamento a 2,4 GHz, tendo a gráfica Adreno 642L. Mais ainda, conta também com o modem X53 5G, estando assim preparado para as redes móveis de quinta geração.

Aponta-se também um ecrã com taxa de atualização a 90 Hz, bem como uma câmara fotográfica tripla. Ainda de acordo com a listagem, terá um sensor de 64 MP Samsung GW3 na câmara principal, com as demais câmaras a terem objetivas grande angular e macro para completar o trio de imagem.

Serão estes os Xiaomi Mi MIX 4 e Mi CC11?

Perante as fugas de informação anteriores já sabíamos que a marca prepara novos lançamentos para o final do ano. Entre estes tem-se sugerido o nome do Mi MIX 4, bem como o Mi CC11, o primeiro sendo um topo de gama e o segundo um smartphone de gama média / alta.

Ora, esta tese vai ao encontro dos dispositivos agora certificados pelo órgão regulador norte-americano. Ainda que não possa já ser prova conclusiva da existência de ambos, vem certamente abonar esta possibilidade. As informações foram recentemente avançadas no canal de Telegram Xiaomiui, dedicado à fabricante chinesa.

Ainda assim, a Xiaomi terá um grande número de telefones a ser preparados para esta segunda metade do ano. De acordo com fontes próximas da fabricantes, teremos ainda os Evergo, Evergreen, Zeus, Cupid, Psyche, Pissaro, Pissaropro, Cygnus, Bestla, Hyacinth, Divine, Lepus e até o Mercury - nomes de código dos novos modelos.

Em síntese, até ao final de 2021 podemos vir a conhecer pelo menos 13 novos smartphones Xiaomi. Entre estes, podemos ter o próximo topo de gama Xiaomi Mi 12 a chegar em dezembro próximo com o sucessor do Snapdragon 888 Plus e carregamento rápido até 200 W.

Editores 4gnews recomendam:

  • CHUWI Hi10 GO: o novo tablet 2-em1 a bom preço com chip Intel Jasper Lake
  • Scareware: a nova tática de distribuição de malware para Android e iOS (iPhone)
  • Xiaomi Redmi Buds 3 Pro: compra os novos earbuds TWS ao melhor preço!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.