Xiaomi no caminho da inovação com 5.5G e comunicações por satélite no carro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Xiaomi não vai ficar para trás na corrida e está a preparar-se para adotar as comunicações 5.5G, em território chinês, para já.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Uma nova patente da marca chinesa sugere que as comunicações por satélite podem chegar ao seu primeiro veículo elétrico SU7.

Xiaomi pode lançar atualização OTA para comunicações 5.5G

imagem alusiva a comunicações 5.5G
Novo padrão de comunicações móveis pode chegar como atualização aos modelos Xiaomi Imagem gerada por IA Microsoft Designer

De acordo com o leaker Digital Chat Station, a Xiaomi pretende fazer chegar as comunicações 5.5G aos seus smartphones através de uma atualização Over-The-Air (OTA).

O mesmo leaker avança que os modelos eleitos para esta atualização vão ser os que estão equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 3. E tudo parece estar bem encaminhado, visto que a operadora China Mobile já fez testes com o Xiaomi 14 Ultra. O modelo conseguiu alcançar velocidades de até 5132 Mbps.

Segundo as informações divulgadas até ao momento, as comunicações 5.5G vão trazer consigo melhorias significativas. Vão permitir aumentos de dez vezes nas velocidades atuais, assim como uma latência mais reduzida e uma melhor fiabilidade de rede face ao padrão anterior.

Mas não vão ser apenas os smartphones com o processador topo de gama da Qualcomm a ser compatíveis com a nova norma de comunicações. Ao que tudo indica, modelos equipados com o Dimensity 9300 vão também ser elegíveis para este novo padrão de comunicações móveis.

Xiaomi quer comunicações por satélite no seu carro

Outras notícias dão conta dos planos da Xiaomi para a sua nova linha de veículos elétricos. Foi detetado um pedido de patente da marca chinesa que inclui tecnologia de comunicação veículo-satélite.

Esta tecnologia pode fornecer uma navegação otimizada e também capacidade de resposta em caso de emergência – à semelhança do que já acontece com os smartphones de várias marcas, Xiaomi incluída.

Infelizmente, fica por esclarecer se esta tecnologia chegará em breve aos modelos SU7 na forma de atualização ou se será algo a utilizar em futuras iterações do já muito bem-sucedido veículo elétrico da marca.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt