Xiaomi Mi 5X Review - O smartphone Android que promete pelo preço

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

Este é o Xiaomi Mi 5X. O smartphone Android da empresa chinesa foi revelado no final do ano passado e mostra-se uma escolha sólida para todos aqueles que querem um bom smartphone e não querem gastar muito.

O Xiaomi Mi 5X não é perfeito mas mostra-se mais do que capaz para desempenhar tarefas intermédias mostrando uma boa qualidade no geral. Depois da review em vídeo, que podes ver acima, está na hora de detalhar o smartphone Android.

Vê ainda: Vídeo mostra alegado Samsung Galaxy S9 Plus em funcionamento

A Xiaomi já mostrou que é capaz de criar bom hardware com um preço vantajoso. Tanto este Mi 5X como o Mi A1 são terminais de extrema qualidade para o seu baixo valor. Embora não seja um amante do seu design, compreendo que gostos não se discutem.

Design e qualidade de construção

Como referi, gostos não se discutem. Contudo, tenho de salientar que acredito que a Xiaomi já fez melhor no que toca ao design. O Xiaomi Mi 5X é um terminal que foge totalmente das linhas dos smartphones da empresa e está longe de ser o mais elegante.

A qualidade de construção é de realçar pela positiva. O smartphone Android oferece uma construção de metal e faz-se sentir premium na mão, por muito que custe menos de metade de um Galaxy S8.

Mi A1 AQUI

Se pudesse descrever este Mi 5X comparando com outros terminais do mercado diria que me fazia lembrar um iPhone 7 Plus "Lite". É fino, leve e de qualidade.

A corcunda na câmara traseira também não é a mais agradável e as margens frontais no ecrã não nos fazem lembrar os novos terminais com ecrã bezel-less. Os botões oferecem um click agradável. É aqui que a Xiaomi ganha muitos pontos. Embora seja um gam-média, este Xiaomi Mi 5X é verdadeiramente bem construído.

O ecrã do Xiaomi Mi 5X?

O ecrã do Xiaomi Mi 5X tem uma qualidade agradável. Com a resolução FullHD, a tela de 5.5" polegadas dá-nos uma imagem nítida e com qualidade. Porém, a saturação e brilho não é dos melhores. Compreendo que o ecrã é LCD, mas também o Mi 6 é e a Xiaomi descobriu uma forma de lhe dar uma boa saturação.

Mi A1 AQUI

O haptic feedback e a auto-luminosidade são perfeitos e não terás problemas de escrever no ecrã de uma forma rápida e eficiente. Só acho que a saturação podia ser um pouco mais forte. O ecrã é o hardware principal do smartphone e como já via Xiaomi a fazer melhor, acredito que este 5X também o merecia.

E as câmaras do Xiaomi Mi 5X?

Este é o calcanhar de Aquiles da Xiaomi, dos gama-média e, em particular, deste Mi 5X. O dispositivo oferece duas câmaras traseiras de 12MP, todavia, sem estabilização ótica é super complicado tirar uma fotografia que não esteja desfocada.

Mi A1 AQUI

Quando com boa luminosidade não terás problema com as imagens, são aceitáveis. Quando a noite cai, ou a luminosidade baixa, o grão aparece. Se gostas de fotografia e recordar o momento com qualidade, é melhor optaremos por este Huawei Honor 9 por menos de 300€.

A câmara frontal faz o trabalho mas também não esperes milagres. Sinceramente na fotografia este Xiaomi Mi 5X está longe de surpreender. Uma pena! Espero que em 2018 a empresa chinesa evolua neste setor.

Na performance, vale a pena?

É aqui que o terminal mais ganha. O Mi 5X conta com especificações muito relevantes para o preço e não sentirás que estás a utilizar um gama-média. É verdade que o multi-tasking não é tão rápido quanto um topo de gama, mas isso era de esperar.

O terminal tem um bom desempenho e a MIUI ajuda. A ROM da empresa chinesa ainda não chegou com o Português, contudo, se fores hábil podes perfeitamente instalar o software do Xiaomi Mi A1 (preço aqui).

Mi A1 AQUI

Eu não tive grandes problemas com o Inglês, mas sei que é um ponto importante para muitos de vocês, assim sendo, se queres um Mi 5X em português, podes simplesmente comprar o Mi A1.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.5″ polegadas IPS LCD
  • Resolução FHD 1920x 1080 pixels
  • Processador Qualcomm Snapdragon 625 a correr 2.0GHz
  • 4GB de memória RAM
  • 32GB de armazenamento interno
  • MicroSd ou Dual-SIM
  • Bateria de 3080 mAh
  • MIUI 9
  • Câmara traseira de 12MP + 12MP
  • Câmara frontal de 5MP

Extras a ter em consideração

O leitor de impressões digitais é rápido o suficiente para não te chatear, a qualidade de chamadas é boa e o GPS funciona na perfeição. A sua autonomia é também suficiente para um dia de utilização sem qualquer problema.

Em si, este terminal não tem muitos pontos negativos, mas também não tem nenhum super ponto positivo para além do preço. O dispositivo é bom e a sua compra será garantidamente acertada, porém se conseguires juntar um pouco mais aconselharia a investires no Youtube aqui.

Outras reviews na 4gnews:

ndroid inesperadamente belo

Este é o Huawei Nova 2 | E que smartphones este!

que podes comprar!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.