Xiaomi: Mais uma loja na Europa! E então Portugal?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi volta a atacar na Europa enquanto que Portugal continua a ter apenas a possibilidade de comprar terminais da marca nos revendedores, a Xiaomi já abriu algumas lojas na Espanha, França e prepara-se para abrir no Reino Unido.

Hoje tivemos mais uma loja aMi Mix 3 e OnePlus 6T: 5 razões para escolheres um destes

Por isso é que trouxe a conversa de Portugal e uma possível loja oficial no nosso país. Até ao momento não há uma loja oficial da Xiaomi no nosso país. Temos lojas com o nome "Xiaomi" que não são oficiais e que deverão ter alguns problemas com o nome da sua marca dentro em breve.

Ter uma loja oficial em Portugal daria mais segurança aos utilizadores da marca

Mas porque é que a Xiaomi está a abrir lojas por toda a Europa e a ignorar Portugal? Embora aquilo que venha aqui apontar não sejam respostas oficiais da marca, são a minha perspetiva no assunto.

Ainda que a Xiaomi já esteja com uma cota de mercado considerável no nosso país, Portugal continua a ser um mercado pequeno. Com pouco mais de 10 milhões de habitantes, Portugal não é propriamente um país apetecível de investimento.

Por muito que empresas como a Google olhem para o nosso país de forma séria, a Xiaomi precisa de vender hardware, não propriamente ter um escritório de desenvolvimento de software.

Quando a questão é venda de hardware estamos limitados à nossa população. Nem toda a gente compra um smartphone anualmente e ter uma loja física são custos mensais.

Ou seja, o mercado espanhol, francês e inglês são bem mais apelativos nesses aspeto. Aliás, tirando Espanha, a França e Inglaterra são países onde um topo de gama é habitual. Isto é, as soluções para os gama-média são apenas os Galaxy, Sony e Huawei. Como os preços de contracto são vantajosos os utilizadores não olham muito para o mercado online para importar os seus produtos.

Isto significa que esses mercado são mais complicados de se ganhar. Nada melhor do que começar pelos mais complexos e espalhar a marca para mercados mais "simples" quando já tiver lucros altos no Continente Europeu.

Loja oficial da Xiaomi ainda não abriu porque Portugal não tem medo de importar smartphones!

Em Portugal importar produtos de lojas oriundas da China não é um problema. Muita gente já o faz e quem não sabe facilmente aprende para poupar uns bons trocos.

A Xiaomi entrou de forma oficial no mercado português e isso é bom, contudo, se perguntarmos aos utilizadores Xiaomi onde compraram os seus equipamentos, acredito que a maior parte deles dirão numa loja oriunda da China.

Isto significa que a marca ainda não se precisa de preocupar com tais investimentos. Quando este número de importações baixar, aí sim, estará na hora de abrir uma loja física em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Mi A2 está a apresentar problemas de bateria

Mi MIX 3 e LG V40 ThinQ podem dar nova vida ao mundo Android

Mi Mix 3 com data de apresentação marcada. Mal posso esperar!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.