Xiaomi CyberDog 2: cão robô da Xiaomi quer ser o teu novo Pet

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi deu a conhecer ao mundo a sua segunda geração do cão robot. O novo "Pet" está mais compacto, mais inteligente e agora com feições e formato realmente similares a um cão. Será este o robô quadrúpede mais avançado a chegar ao mercado?

Inspirado nos robots da Boston Dynamics, o novo cão robótico da Xiaomi foi apresentado durante o último evento de lançamento de produtos da marca. Aí, além do novo tablet, pulseira inteligente e smartphone dobrável (MIX Fold 3) tivemos também este novo cão.

Esta é a segunda geração do robot Xiaomi CyberDog 2

robot Xiaomi CyberDog 2

Trata-se de uma nova geração revista, mais compacta e leve. É também mais ligeiro e fluido nas suas ações como andar, correr e outros truques que podemos ensinar a esta mascote robótica que agora também está mais sensível nas reações e ações.

Por exemplo, tal como ficou demonstrado na sua apresentação, o robot Xiaomi CyberDog 2 pode pousar a sua pata sobre um bloco de tofu sem o danificar. Dito isto, temos um reforço da sensibilidade e precisão dos seus comandos e ações nesta nova geração.

Mais compacto, mais ligeiro e sobretudo mais sensível

robot Xiaomi CyberDog 2

O novo robot Xiaomi CyberDog 2 pesa 8,9 kilos e tem uma altura do solo de 36,7 centímetros. Segundo a marca, a sua nova mascote pode ser comparada a um cão de raça pequena no porte. Está dotado de uma gama completa de sensores nas suas várias partes.

Esta segunda geração possui, inclusive, um par de orelhas mais similares às de um cão real em ambos os lados da cabeça. Além disso, toda a sua silhueta foi trabalhada para se assemelhar, mais ainda, às feições de um equivalente real.

Robot de 2.ª geração repleto de sensores

robot Xiaomi CyberDog 2

O novo robot Xiaomi CyberDog 2 possui uma câmara interativa alimentada pela Inteligência Artificial, uma câmara convencional RGB, bem como quatro sensores ToF. Possui ainda um sensor LiDAR, câmara de profundidade, sensor ultrassónico, sensor ótico com objetiva olho de peixe, sensor de força, bem como dois sensores Ultra Wide Band.

Há ainda quatro microfones incorporados no robot Xiaomi CyberDog 2, altifalante e compatibilidade com o algoritmo de voz da assistente virtual da marca, a Xiao AI.

Capacidades inteligentes reforçadas no robot Xiaomi CyberDog 2

Meet #CyberDog2 – more bionic, intelligent, and dog-like than before! It's much smaller, weighing only 8.9kg and standing at a height of 36.7cm, just like a lovely Dobermann. 🐕 pic.twitter.com/9Hmqg6q0Vl

— Lei Jun (@leijun) 14 de agosto de 2023

A fabricante colocou especial ênfase nas capacidades inteligentes do seu novo robot graças a um novo processador NX e dois co-processadores também concebidos pela marca. No total, conseguem alcançar os 21 TOPS em potência de cálculo.

O novo animal de estimação da marca conta com software de fonte aberta. Significa isto que qualquer entusiasta da tecnologia e programador com apetência para tal pode experimentar e trabalhar em novo software para este formato de robot quadrúpede.

Preço bem acima dos 1 500 euros para a China

We've gone the extra mile by developing our own CyberGear Micro-actuator. In #CyberDog2, we've loaded it up with 12 CyberGears. With advanced gear technology, our new robotic friend can move with amazing precision and control, making it an ideal companion for young kids. pic.twitter.com/OXXw9Vhbr4

— Lei Jun (@leijun) 14 de agosto de 2023

O robot Xiaomi CyberDog 2 conta ainda com um chassis personalizável consoante as necessidades ou exigências do utilizador para este robot de companhia. Estará disponível em várias cores e com algumas diferenças visuais no seu estilo geral.

Em todo o caso, o robot Xiaomi CyberDog 2 estará disponível na China, sem previsão de distribuição fora das fronteiras do seu país natal.

O preço é de 12 999 yuan, o equivalente a 1 643 euros à atual taxa de conversão.

Check out the fusion sensory system of #CyberDog2. It has the kind of features you'd expect to see in a smart EV! pic.twitter.com/UyejnG5IAA

— Lei Jun (@leijun) 14 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.