WhatsApp: como esconder o estado Online dos teus contactos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é uma boa app de mensagens através da Internet, permitindo falar com a família, amigos e fazer novos contactos através dos grupos. Mas, por vezes pode ser vantajoso não mostrar que estamos online aos contactos nesta app de comunicação.

É fácil esconder a "Última vez online" no WhatsApp, protegendo assim a nossa privacidade. Note-se que, por predefinição, a função está ativa e todos os contactos na app sabem quando estamos conectados, mas é relativamente simples esconder isto.

A forma simples de proteger a tua privacidade no WhatsApp

Ao utilizar o WhatsApp é provável que já tenham reparado no registo de atividade de alguns contactos. Isto é, a mensagem de "Última vez online em X, Y, Z". Isto pode ser útil para sabermos quando determinado contacto costuma estar online, mas também pode ser uma forma de nos seguirem em demasia, colocando em causa a nossa privacidade.

Portanto, caso queiram tomar controlo desta função para que só determinados contactos saibam quando estão, ou estiveram online, podemos fazê-lo de forma relativamente simples. Basta seguir estes passos:

  • Abrir a aplicação WhatsApp em Android ou iOS (iPhone)
  • Localizar o menu das opções / Definições - canto superior direito (3 pontos verticais) - ver figura 1
WhatsApp dica
Figura 1: Localização do menu Definições na aplicação WhatsApp
  • Tocar em Definições
  • Tocar em Conta (figura 2)
WhatsApp
Figura 1: Localização do menu Conta na aplicação WhatsApp
  • A partir do menu Conta localizar a opção Privacidade (figura 3)
  • Tocar na opção Privacidade
WhatsApp dica
Figura 3: Localização do menu Conta na aplicação WhatsApp
  • A partir do menu Privacidade localizar a opção "Última vez online" (figura 4)
  • Definir as preferências de privacidade para a visualização do estado
WhatsApp dica
Figura 4: Localização do menu Última vez online na aplicação WhatsApp

O WhatsApp adverte para os efeitos caso defina esta opção para que ninguém veja quando estiveram online, efetivamente escondendo o estado online dos nossos contactos de WhatsApp.

Caso o façam, também deixarão de ver quando é que estes estiveram online. Note-se que a plataforma apresenta não só a data, mas também a hora da última vez em que uma determinada pessoa esteve online.

WhatsApp dica
Figura 5: opções disponíveis para a apresentação do estado online.

Para não deixarmos de ver quando os nossos contactos estiveram online, recomendamos a escolha da segunda opção - "Os meus contactos". É a opção mais equilibrada entre privacidade e utilidade da aplicação de mensagens do grupo Facebook.

Feita a seleção, a informação de quando estivemos online pela última vez pode ser ocultada de todos, ou apenas das pessoas que não estão nos nossos contactos.

Este último ponto é útil, por exemplo, se estamos num grupo de WhatsApp e não queremos que os membros não adicionados aos contactos vejam quando estamos na app.

Em síntese, com este truque simples, podemos controlar quem vê esta informação.

Tira mais proveito do teu WhatsApp:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.