WhatsApp: 5 dicas para tirares mais proveito desta aplicação!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 4 min.

Além de ser uma aplicação de mensagens, o WhatsApp evoluiu para se transformar numa plataforma completa. Entre chamadas de voz, chamadas de vídeo e até em grupo. Agora, com estas dicas para WhatsApp farás ainda mais!

Existem inúmeros pequenos truques que podem fazer uma grande diferença na qualidade da utilização do WhatsApp. Certamente que ficarias mais satisfeito se conseguisses melhorar o grau de privacidade, ou mesmo poupar algum tempo em diversas tarefas.

Por isso, usa a nossa lista com 5 dicas que te vão ajudar a tirar o máximo proveito desta aplicação.

1. Não deixes que ninguém saiba quando estiveste online

Um dos grandes pontos fortes do WhatsApp é o nível de privacidade que oferece às mensagens dos seus utilizadores. No entanto, existem algumas definições que poderão partilhar demasiada informação com os teus contactos.

Como já deves ter reparado, na grande maioria das vezes por baixo do nome dos teus contactos, consegues saber quando foi a última vez que estiveram ativos. Mas, poderá ser um grande inconveniente em diversas situações.

WhatsApp Dica 1

Para desativares essa opção apenas vais precisar de seguir estes simples passos:

  • Carrega no botão para aceder ao Menu (três pontos no canto superior direito)
  • Depois acede às Definições
  • Abre a secção Conta
  • Carrega na aba Privacidade
  • Por fim clica em "Última vez online"

2. Não te sintas obrigado a responder a mensagens!

Uma funcionalidade a que já nos habituámos em diversas aplicações é a possibilidade de saber quando as mensagens são recebidas e também lidas. Esta simples notificação pode muitas vezes trazer responsabilidades acrescidas.

Certamente que nem sempre vais querer que a pessoa que te mandou mensagem veja que já a leste. Uma vez que deixa presente uma pressão inconsciente para que tenhas de responder.

Elimina já essa indesejada pressão, ao desativar essa funcionalidade. No entanto, lembra-te que desta forma também não irás conseguir saber quando é que as tuas mensagens foram lidas.

WhatsApp Dica 2

Para isso, basta seguires os passos em baixo:

  • Carrega no botão para aceder ao Menu (três pontos no canto superior direito)
  • Depois acede às Definições
  • Abre a secção Conta
  • Carrega na aba Privacidade
  • Por fim clica em "Recibos de leitura"

3. Deixa os teus chats principais à distância de um clique

Para além das conversações com os teus amigos e familiares, no WhatsApp tornou-se já muito habitual teres também vários chats de grupo. Por vezes, a quantidade de conversações ativas é tão grande que pode até tornar-se confuso conseguires aceder rapidamente aos mais importantes para ti.

Por isso, a tua melhor opção é mesmo criares um atalho para cada uma das conversas mais importantes para ti. Desta forma, vais poder aceder aos chats que mais utilizas com apenas um clique.

WhatsApp Dica 3

Segue os passos em baixo para criares o teu primeiro atalho:

  • Clica de forma prolongada no chat que pretendes criar o atalho
  • Carrega no botão para aceder ao Menu (três pontos no canto superior direito)
  • Por fim, clica em "Criar atalho para a conversa"

4. Usa estilos de escrita diferentes para 'dar vida' às tuas mensagens

Ainda que a gigante evolução dos tão populares emojis tenha ajudado imenso a acrescentar emoção e uma maior expressividade às mensagens. No entanto, por vezes a simples utilização de um estilo diferente na letra pode ajudar imenso a personalizar um pouco mais o que queres dizer, da forma como queres dizer.

WhatsApp Dica 4

Para isso, podes utilizar simples 'códigos' nas tuas mensagens para que o texto apareça com um estilo diferente:

  • Negrito: coloca um asterisco (*) no início e final da frase, *exemplo*
  • Itálico: coloca um sublinhado (_) no início e final da frase, _exemplo_
  • Riscado: coloca um til (~) no início e final da frase, ~exemplo~

5. Responde a uma mensagem específica muito mais rápido!

Em grupos onde estão presentes muitas pessoas, acontece inúmeras vezes precisares de responder a uma mensagem em particular que já foi enviada há algum tempo. De forma a tornar toda a interação mais natural e menos confusa, o WhatsApp implementou a possibilidade de responder a uma mensagem clicando prolongadamente na mensagem a que queres responder.

No entanto, recentemente foi implementada de forma bastante discreta uma nova forma ainda mais simples para responderes às mensagens. Em vez do longo clique, vais apenas precisar de deslizar a mensagem para a direita e todo o processo será automático. Esta é uma dica que foi sem dúvida extremamente útil para mim!

Espero que estas dicas te possam ajudar a tirar ainda mais proveito do tempo que passas a trocar mensagens com os teus amigos e familiares através do WhatsApp. Ainda que muitas delas sejam dicas simples, não tenho dúvidas que algumas possam passar despercebidas a muitos utilizadores.

Por fim, vê ainda as melhores alternativas ao WhatsApp, se quiseres sair da esfera do Facebook.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.