Vernee Apollo Lite Review: 90 Mil no AnTuTu por menos de 200€

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 5 min.

A Vernee tem sido uma empresa de grande destaque no nosso mercado. Quando a empresa desvendou este Vernee Apollo Lite os utilizadores mais atentos às especificações dos equipamentos foram à loucura.

O Vernee Apollo Lite chegou ao mercado numa altura de transição em que empresas como a UMi ou mesmo Oukitel também apontam para um segmento de boas especificações mas um preço agradável.

O Vernee Apollo Lite não é um equipamento de sonho, é verdade, mas vais perceber ao longo desta review que pode ser um dispositivo a considerar.

Design e qualidade de construção

Tenho de admitir que não sou um grande fã de ecrãs de 5.5” polegadas. Sinto que as marcas cada vez investem mais neste tamanho, mas continuo a não me habituar a terminais com tamanhos acima de 5.2”. Mesmo assim, este Vernee Apollo Lite conta com um design agradável.

Na parte traseira contaremos com uma construção de metal na sua maioria, apenas com as extremidades de plástico para captação de rede, este metal é de qualidade e não tão escorregadio como por exemplo o iPhone 7. Este é um dos smartphones que dá gosto ter na mão, o toque é suave, agradável e com um grip de qualidade.

Na parte traseira contaremos também com a câmara, que à semelhança de outras empresas no mercado, nos dá uma saliência questionável. Acredito que se a marca pretende-nos dar uma corcunda na câmara tem de a justificar com uma excelente qualidade de fotografia e neste Vernee Apollo Lite, embora uma qualidade razoável, não é de topo.

Na parte traseira vamos encontrar também um leitor de impressões digitais e apesar de ser mais uma boa medida de segurança, a qualidade de desbloqueio é bem abaixo da média.

O leitor de impressões digitais funciona 6/10, algo que considero pouco aceitável para o standard de um gama-média. De referir que esta funcionalidade poderá melhorar drasticamente com uma simples atualização. Entretanto, a minha solução foi gravar duas vezes o mesmo dedo e subi a probabilidade para 8/10.

Quando olhamos para a parte da frente do equipamento as coisas são também agradáveis. O smartphone conta com o tal ecrã de 5.5” polegadas FHD, bezells aceitáveis e um vidro 2.5D que lhe dá um toque bastante agradável. No design contarás ainda com um pequeno LED de notificações no canto superior esquerdo.

Performance e Desempenho

Como referi no início deste artigo, este smartphone conta com especificações bem sérias. O terminal oferece-nos o processador MediaTek Helio X20, 4GB de RAM e 32GB de memória interna. Isto significa que a nível de performance não ficarás desiludido.

Não senti uma única vez o smartphone a ter um engasgo ou sequer imaginar a travar. A fluidez da minha utilização foi, sinceramente, idêntica a um flagship. O User interface também ajudou visto que é bastante Stock Android.

Acabei por instalar o Google Now Launcher para me sentir em casa, mas se ficares com o UI que originalmente oferece verás que a organização é idêntica.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.5" polegadas IPS LCD
  • Resolução FHD 1920x1080p
  • Processador MediaTek Helio X20
  • 4GB de memória RAM
  • 32GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Bateria de 3180 mAh
  • Android 6.0 Marshmallow
  • Câmaras de 16MP f/2.0 e 5MP

Ecrã

O ecrã, como referi, é um 5.5” polegadas FHD 1920x1080p e a qualidade é interessante. Não esperes super contrastes no equipamento, contudo, terás uma boa qualidade para todos os teus vídeos de Youtube. Os vermelhos são intensos, e os pretos profundos, porém, não podemos sequer comparar os ecrã AMOLED ou OLED.

O haptic feedback é agradável e se és uma das pessoas que gosta de escrever SMS, sentirás que este Vernee Apollo Lite está do teu lado.

O único senão deste é ecrã é a sua fragilidade a riscos. Se vais comprar este smartphone tem a certeza que utilizas uma película no ecrã, ou tem a certeza que evitas utilizar o telefone no mesmo bolso das chaves.

Com uma utilização normal, ignorando o “problema” das chaves no mesmo bolso, o smartphone mostrou-se com pequenos ricos depois de uma semana. Estes riscos não interferiram com a interação do mesmo, mas a fragilidade é notável.

Por último, o ecrã mostra ainda uma boa qualidade de luminosidade e mesmo em situações com o sol a incidir diretamente não senti problema em visualizar e interagir com o meu conteúdo.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

O Vernee Apollo Lite não oferece câmaras fantásticas, contudo, dá-nos uma definição bem superior àquela que esperava. O terminal conta com uma câmara de 16MP com abertura f/2.0, isto significa que conseguirá criar uma boa qualidade de distância focal, dando-nos aquele "blur" que tanto gostamos na parte traseira. Mais importante do que isso, a fotografia a nível noturno é bem mais agradável.

Infelizmente, como o smartphone não oferece estabilização de imagem, tirar uma fotografia com pouca luminosidade pode ser um exercício complexo, porém, com braços de ferro e bom treino até que chegas lá.

Vê os samples com qualidade máxima aqui.

A câmara frontal de 5MP também não é fenomenal mas serve perfeitamente para selfies ocasionais.

Autonomia

A bateria de 3180 mAh chega perfeitamente para um dia de utilização mesmo para aqueles que consomem mais do smartphone. Utilizando o equipamento como segundo equipamento conseguirás fazer com que a bateria te dure para 2 dias sem qualquer problema.

Extras

Há coisas que este smartphone necessitaria melhorar, uma delas é a coluna de áudio. Consumir multimédia é agradável pelo ecrã, mas o som está longe de ser perfeito, algo que pode também incomodar se estás a falar em alta-voz.

O carregamento rápido é obviamente uma maior valia, mas só conseguirás utilizar tal característica com o carregador e cabo original, tem isso em conta.

Conclusão

Em suma, este é um excelente smartphone para o preço apresentado. A Vernee conseguiu-me surpreender pela positiva e posso garantir que esta é uma compra ajuizada. Lembra-te de adicionar um protector de ecrã para evitar pequenos riscos, mas fora isso e o abanar dos botões de volume, este Vernee Apollo Lite dar-te-á uma qualidade de interação superior ao da concorrência pelo mesmo valor.

Vê outras reviews:

Bq Aquaris U Plus Review | 200€ de pura beleza

Meze 11 Neo: Análise em Português – Earphones PREMIUM

Wiko U Feel: Análise / Review em Português

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.