Vê a lista das 10 lojas online mais usadas para burlas no ano passado

Luís Guedes
Luís Guedes
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No mundo da tecnologia, é frequente existirem questões acerca de segurança. Então quando o tema são compras online, os cuidados devem sempre ser redobrados. Posto isto, mostramos-te as 10 lojas que mais burlas registaram em 2023.

O relatório foi feito pela Kaspersky que é uma grande referência na segurança. O estudo levado a cabo pela empresa de software contempla várias áreas, desde malware bancário a tentativas de burla. Na imagem abaixo, podes ver a lista completa.

A Amazon é o maior alvo de burlas

Gráfico Lojas Burla
10 lojas mais usadas para burla em 2023 (créditos: Kaspersky)

No topo da lista, é impossível não reparar na grande percentagem relativa à Amazon. Ao todo, 34% das tentativas de burla em compras online aconteceram nesta plataforma.

Para completar o pódio, encontram-se outros dois gigantes que são bem conhecidos do público. O segundo lugar vai para a Apple, onde se registam cerca de 19% das burlas em compras online. Já o terceiro posto segue para a Netflix, com aproximadamente 15%.

Observando com atenção os dados, é possível ver que a esmagadora maioria dos golpes acontece no trio anteriormente descrito. Feitas bem as contas, Amazon, Netflix e Apple recebem cerca de 68% deste tipo de golpes.

A estratégia principal passa pelo anúncio de "grandes descontos"

Do quarto lugar para baixo, os números não são tão pronunciados, mas mesmo assim podem ser preocupantes. No quarto posto, segue a Louis Vuitton, com cerca de 6%. Recorde-se que a marca é especializada na venda de bolsas e malas.

O resto do top 10 é preenchido por marcas que também já deves ter ouvido falar. Com base no relatório da Kaspersky, a sequência do 5º para o 10º lugar, respetivamente, é: Shopify, Alibaba Group, Spotify, eBay, Luxotitica e Mercado Libre.

Nestas marcas, os números variam entre os 2% e os 5%. Importa ainda destacar que, para além dos nomes referidos, o relatório destaca os cerca de 8% de golpes online feitos a partir de outras plataformas.

Como refere a Secure List, uma das estratégias mais usadas é o aliciamento do comprador a obter descontos significativos. Isso faz com que o interesse aumente, pelo que, cada vez mais, é preciso ter máxima atenção nas compras que efetuamos.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.