Twitter poderá permitir esclarecimento de publicações controversas

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Twitter continua a ser uma das redes sociais mais populares, mantendo-se também como uma das mais respeitadas. Ainda que esta seja uma funcionalidade que é falada há muitos anos, a possível chegada da 'edição de tweets' voltou a estar na ordem do dia.

No entanto, ainda que tenham voltado a considerar esta possibilidade, tudo indica que Jack Dorsey - CEO do Twitter - tem já uma alternativa que poderá não agradar a todos. Em vez de adicionar o botão "editar", a rede social está a ponderar a implementação da opção "esclarecer".

De acordo com as recentes declarações de Jack Dorsey, esta ideia poderá permitir aos utilizadores anexar esclarecimentos ou anotações a tweets antigos. Cada vez mais tem acontecido utilizadores serem prejudicados na sua vida por publicações menos felizes há muitos anos no Twitter. Por isso, estão a trabalhar no desenvolvimento de uma funcionalidade para ajudar a evitar estas situações.

Twitter não te deixa editar publicações, mas poderá deixar-te adicionar anotações

Ainda que não seja o mesmo que editar uma publicação. Esta poderá ser uma equilibrada alternativa que conseguirá agradar à maioria dos utilizadores, mantendo intacta a base fundamental do Twitter.

Não há muito tempo, o CEO do Twitter voltou a relembrar qual era a base fundamental da rede social, as SMS. Este é o principal motivo pela sua oposição ao botão "editar". Tal como nas mensagens de texto, também na rede social uma vez enviada uma publicação, não há opção para voltar atrás.

Assim, com esta possível implementação de uma funcionalidade quer permite o 'esclarecimento' de tweets. Os utilizadores podem de certa forma explicar de forma mais explicita a sua publicação.

Outra das possíveis utilidades desta alegada funcionalidade, seria o abrandamento das fake news. Onde uma notícia 'errada' poderia ser facilmente esclarecida. Com o intuito de evitar que informações erradas se tornem virais.

No entanto, é importante realçar que Jack Dorsey afirmou categoricamente que de momento, esta possibilidade não passa de uma ideia que estão a analisar. Caso acabe por ser aprovada, iremos vê-la entrar em fase de testes antes de ser lançada para todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

CEO do Twitter revela pistas sobre a possibilidade de editar tweets

Facebook e Twitter eliminam centenas de contas falsas

Twitter está a testar nova etiqueta que reconhece o “Original Tweeter”

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.