Todas as novidades dos Lumia 950 e Lumia 950 XL- O que precisas de saber!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Os novos smartphones topo de gama da Microsoft, o Lumia 950 XL.

Como já era de esperar, estes Lumia 950 XL não serão muito baratos, custarão 549 e 649 dólares respectivamente, preços para os EUA e estarão disponíveis a partir de Novembro mas vamos lá ver se justificam este preço ao olhar para as suas novas funcionalidades.

Os ecrãs de 5.2 e 5.7 polegadas dos Lumia 950 XL:

Nesta nova geração de smartphones a Microsoft continua a empregar os ecrãs OLED mas desta vez com uma resolução bastante superior. Temos aqui uma enorme quantidade de pixels, (1440x2560p) ou Quad-HD. Estes ecrãs dos Lumia 950 XL são protegidos pelo vidro Gorilla Glass 3 e Gorilla Glass 4 respectivamente e temos uma densidade de 565 ppi no primeiro e 515 ppi no segundo.

Este hardware ganha ainda mais vida com a tecnologia Glance View, uma intuitiva e genial funcionalidade que faz uso do acelerómetro e outros sensores do smartphone para detectar se estás em movimento ou parado e te apresenta informações como o tempo, notificações e outras informações relevantes, tudo isto sem sacrificar bateria em demasia.

Especificações técnicas de suster a respiração

Os novos Lumia 950 XL diferem em algumas especificações técnicas, temos no primeiro o processador hexa-core da Qualcomm, o Snapdragon 808 com a gráfica Adreno 418 GPU e no segundo, o processador octa-core Snapdragon 810, também da Qualcomm e pelos vistos o sobre-aquecimento não será um problema mas já vamos falar disso.

Tecnologia de arrefecimento líquido

Esta tecnologia de arrefecimento líquido presente nos Lumia 950 XL. Temos aqui duas antenas que funcionarão da seguinte forma; o equipamento dará prioridade ao sinal recebido com mais intensidade por uma das antenas. Isto é, se porventura cobrires uma das antenas com a mão, por exemplo, o smartphone vai dar prioridade ao sinal recebido pela outra antena. Detecta automaticamente qual a antena com melhor intensidade e faz uso desse sinal.

As câmaras de 20 e 5MP com flash triplo LED e OIS

Com uns bem generosos 20 MP nas suas câmaras traseiras, os Todas as especificações técnicas do Lumia 950

Por falar em vídeo, estas cÂmaras também são capazes de gravar vídeo com resolução UHD ou 4K, apesar de já não serem os primeiros Lumia's com esta capacidade.

Expansão da memória interna com um cartão microSD

Esta é uma funcionalidade cada vez mais rara nos smartphones topo de gama ou flagships, a tendência é obrigar o utilizador a pagar mais uns 100€ por mais uma mão cheia de GB. Felizmente os Lumia 950 XL permitem a expansão da sua memória interna de 32 GB com um cartão micro SD até 256 GB, algo que em breve poderá ser aumentado até 2 TB. Imaginem, 2 TB no vosso smartphone. E ainda há quem pague mais uns bons euros de 16 para 64 GB's...

Conectividade USB do Tipo C e umas baterias "gordinhas"

A tecnologia USB do Tipo C é o futuro deste tipo de conectividade. Em vez de termos que inserir com cuidado o cabo micro USB ou após várias tentativas frustradas, com a tecnologia USB do Tipo C não terás que te preocupar com as "direitas" do cabo, ele entra de qualquer forma. Esta funcionalidade prática está aliada a umas velocidades de transferência de dados muito superiores (10GB/s) ao convencional micro USB.

Relativamente às baterias, os Lumia 950 XL possuem 3000 mAh e 3340 mAh respectivamente o que deverá representar autonomia para pelo menos um dia de utilização intensa e provavelmente um pouco mais. Sem esquecer a tecnologia de carregamento rápido que, em apenas 30 minutos, te carregará até 50% da bateria.

Scan de Íris

Se achas que o leitor de impressões digitais é algo do passado então ficarás contente por saber que ambos os Todas as especificações técnicas do Lumia 950 XL

Esta tecnologia funcionará também em ambientes escuros graças aos Led's infravermelhos. Vamos lá ver se esta novidade tem alguma relevância prática ou não.

Windows 10 Continuum

Uma das novidades do Windows 10 Mobile e que se estreou nos Lumia 950 XL foi o Windows 10 Continuum mas afinal o que é isto?

A possibilidade de transformar um smartphone num PC

Bem...algo lá perto isto é, terás que comprar a Microsoft Display Dock (preço ainda desconhecido), um gadget com várias portas desde USB até HDMI que te permitirá ligar os teus periféricos, sejam um rato, teclado ou monitor ao teu smartphone. Poderás utilizar o teu Lumia 950 XL como CPU e ligar-lhe os vários periféricos ou simplesmente ver o stream a 1080p no teu monitor convencional.

Este stream do smartphone para o ecrã grande não será um mero upscale, não será uma simples imagem ou video ampliado e com redução do detalhe. Terás toda uma interface "à lá Windows 10" incluindo as barras de tarefas, etc.

Terás na mesma as informações de hora, bateria, notificações e actualizações como no smartphone mas poderás usar vários atalhos do Windows como o CTRL+C e o seu parceiro favorito, o CTRL+V, entre outros. Durante todo o processo em que estás a utilizar o teu smartphone como um PC este continuará perfeitamente funcional. Que mais há a dizer? Genial!

Vê todas as novidades da Microsoft:

  • Melhor apresentação de sempre, bem-vinda de volta Microsoft
  • Todas as especificações do Microsoft Lumia 550
  • Todas as especificações do Microsoft Lumia 950 XL
  • Microsoft Band 2, mais que uma fitness track por 249$
  • Todas as especificações do Microsoft LUMIA 950
  • Microsoft Surface Book, dobro da potência de um Macbook Pro, ainda estou de boca aberta
  • Surface Pro 4 a perfeita substituição do PC
  • Lumia 550 apresentado, um gama baixa com um preço bastante acessível e com Windows 10
  • Os novos smartphones Lumia 950 e Lumia 950 XL com Windows 10 já são oficiais
  • HoloLens, o sonho de um geek por 3 mil Euros em 2016
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.