TikTok já não está banido na Índia mas a app continua 'desaparecida'

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A famosa app TikTok foi banida na Índia durante uma semana. Entretanto os tribunais do país voltaram atrás na decisão mas existe um senão: a app ainda não está presente na Google Play Store ou App Store.

O tribunal indiano decidiu voltar a permitir a app na condição que conteúdo sexualmente explícito não seja partilhado na plataforma. O governo da Índia teme que a app encoraje jovens a partilhar conteúdo inapropriado.

Tudo começou há uma semana quando foi pedido à Google e Apple que removesse o TikTok das suas lojas, na Índia. Contudo, utilizadores que já tivessem a app podiam continuar a utilizá-la.

O TikTok respondeu a esta notícia agradecendo o bom senso por parte da Índia. A plataforma é pura e simplesmente para partilhar criatividade e nada mais, afirmou um porta-voz.

Porque é que o TikTok é tão controverso?

O TikTok é basicamente uma app onde utilizadores podem criar curtos vídeos e introduzir músicas. Isto resulta numa onda de vídeos curtos e engraçados onde são basicamente paródias.

É uma app parecida ao Vine, popular há uns anos. A preocupação crescente está no facto da app ser bastante popular entre crianças e jovens adolescentes.

Como tudo na vida, temos de ter bom senso, principalmente no que toca à tecnologia. A app não tem qualquer problema e é simplesmente uma rede social de vídeos criativos.

Cabe aos pais ter um papel activo na vida social dos filhos e controlar o que publicam nas redes sociais. Essa responsabilidade não deve estar ao cargo de governos ou entidades, apenas aos pais.

Deverá ser uma questão de tempo até que a app seja restabelecida na Google Play Store e App Store indiana. Como é recente, a Google e Apple não devem ter tido tempo de agir.

Editores 4gnews recomendam:

  • Fortnite: Segundo crossover dos Avengers chega hoje!
  • Galaxy Fold com nota negativa em teste de reparação
  • Huawei Honor 8S é um Y5 2019 alternativo
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.