Ai Tesla, Tesla... o negócio já esteve bem melhor! Ao que parece, o cenário para a empresa fundada por Elon Musk é preocupante um pouco por todo o mundo. Depois de, tal como a 4gnews noticiou ontem, que a empresa vai colocar uma fatia significativa dos funcionários em layoff, a mais recente novidade é que a marca vendeu apenas 1 (!) carro durante o mês de janeiro, na Coreia do Sul.
Escusado será dizer que se trata de um número impensável para um nome tão forte como a Tesla, mas a verdade é que os números não mentem. De acordo com o portal de notícias da Jalopnik, na base deste descalabro ao nível das vendas, temos de ter em conta uma série de questões que ajudam a explicar o fenómeno.
Na Coreia do Sul, há poucos pontos de carregamento
Desde já, um fator preponderante tem a ver com a falta de infra-estruturas próprias para o carregamento deste tipo de automóvel. Para além disso, a fonte de informação referida assinala que o preço e as questões de segurança do veículo têm feito os coreanos pensar duas vezes sobre a compra.
Sobre este assunto, a Bloomberg procede a uma análise ainda mais detalhada. A fonte em questão observa que tem havido um forte decréscimo, não só na Tesla, mas em tudo o que envolve veículos elétricos, de um modo geral. Para teres uma ideia, só no primeiro mês do ano, a queda foi de cerca de 80%, em relação a dezembro.
Os coreanos não apreciam o facto do Tesla Y ter sido feito na China
Para além dos motivos referidos anteriormente, há duas razões que se assumem de grande peso para a não compra de veículos da Tesla. Em primeiro lugar, o aumento das taxas de juro, que faz com que o poder de compra diminua. Outro motivo por detrás deste afastamento reside no facto de o novo Modelo Y da Tesla ser fabricado na China.
Segundo consta, a perceção dos coreanos acerca da qualidade do que é fabricado na China não é propriamente a melhor, o que tem feito com que a popularidade da Tesla vá diminuindo a olhos vistos, na Coreia do Sul.
Acaba por ser um paradoxo, na medida em que o mesmo automóvel foi um dos mais vendidos do ano de 2023, mas é como diz o povo: mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Neste caso, pensa-se até que essas mesmas vontades já possam estar saciadas. De acordo com Lee Hang-Koo, chefe do Instituto Jeonbuk de Tecnologia de Convergência Automotiva, a maior parte dos coreanos que queria comprar carro elétrico, já comprou.
Os últimos tempos não têm sido propriamente favoráveis para a Tesla, no entanto, a experiência diz-nos que, de um momento para o outro, tudo pode mudar. Será que o mau momento está só de passagem? Ou terá mesmo vindo para ficar?