Tesla vai colocar funcionários em layoff devido à crise da empresa

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Já se respiraram melhores ares na Tesla, na medida em que os próximos tempos não prometem ser fáceis para os funcionários da empresa fundada por Elon Musk. Ao que tudo indica, a empresa está-se a preparar para colocar em layoff uma fatia significativa dos seus funcionários.

Segundo dá conta o portal de notícias do Electrek, os superiores da Tesla têm pedido aos gerentes que lhes indiquem elementos "críticos" da equipa, de forma a que a entidade patronal saiba, de forma mais eficiente, por onde cortar, para fazer face ao momento menos positivo que a empresa atravessa.

Recorde-se que, tal como Elon Musk referiu recentemente, a alteração de fatores macroeconómicos tem feito com que as ações da Tesla tenham sofrido uma queda bastante notória e, obviamente, prejudicial para o negócio. Como refere a XTB, uma estratégia adotada pela Tesla tem sido a prática de preços atrativos e campanhas de marketing, como por exemplo na China, de forma a dar um novo boost aos objetivos da marca.

Carro da Tesla com a empresa como pano de fundo
Imagem Ilustrativa: Tesla

A empresa tem tentado fazer face ao mau momento, mas a verdade é que os esforços não têm sido suficientes, pelo menos do ponto de vista dos trabalhadores, que veem, desta forma, a segurança do seu trabalho em risco. Quem acompanha o dia a dia da Tesla provavelmente já terá ouvido falar sobre o assunto, mas para os mais desatentos, não é a primeira vez que há polémica com os direitos laborais na Tesla.

Em 2022, a Tesla chegou a ser processada por trabalhadores

No ano de 2022, por exemplo, a Tesla chegou a ser processada por alguns dos seus ex-funcionários, por ter, alegadamente, procedido a despedimentos sem qualquer tipo de aviso prévio. O caso em questão é relativo a uma fábrica da empresa em Nevada, Estados Unidos, onde 500 funcionários terão ficado sem trabalho. Na altura, tal como noticiou o Expresso, a Tesla não fez qualquer comentário sobre esta situação que tanta indignação gerou.

Os meses passaram e parece que a história se repetirá. De acordo com a Electrek, a empresa teria prometido rever o aumento salarial anual, no entanto não cumpriu com a sua palavra. Neste caso, não só não é possível falar em aumento salarial, como se pensa já em colocar uma parte significativa dos funcionários em layoff.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.