Tesla Model Y é o primeiro carro elétrico a liderar vendas globais

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O mundo automobilístico presencia, por estes dias, um marco histórico. O Tesla Model Y, um SUV elétrico, alcançou a posição de carro mais vendido mundialmente. Este modelo da Tesla ultrapassou as tradicionais líderes de vendas a combustão, segundo os dados da JATO.

O Tesla Model Y passa assim a ser um símbolo do sucesso comercial no setor automóvel. As mais de 1,23 milhões de unidades vendidas globalmente em 2023, fazem com que este modelo registe um aumento de 64% em relação ao ano anterior.

tesla
Os 3 carros mais vendidos em 2023 globalmente. Fonte: JATO

O SUV elétrico superou o Toyota Corolla, longamente reconhecido como o carro mais vendido do mundo. A fechar o pódio ficou o seu "irmão" RAV4. Os dados preliminares da JOTA não mostram os restantes integrantes da lista de mais vendidos.

A popularidade do Model Y tem sido particularmente notória nos maiores mercados de veículos elétricos: Europa e a China. Na Europa, o Model Y ultrapassou até modelos a combustão mais acessíveis, com mais de 255 mil unidades vendidas. Na China, o crescimento foi de 45% em relação ao ano anterior. Teve mais de 456 mil unidades enviadas.

O Tesla Model Y é comercializado oficialmente em Portugal, com um preço que começa nos 42 990 na versão de tração traseira. A versão de motor duplo tração integral começa nos 49 990 € na versão Long Range e 55 990 € na versão Performance.

A ascensão global mostra-nos a tendência crescente na adoção de veículos elétricos, mas principalmente o sucesso da Tesla neste campo. Para um veículo que não é propriamente dos mais baratos que encontramos à venda, é de destacar o sucesso do mesmo.

Recentemente também ficamos a conhecer a lista de veículos mais vendidos em Portugal, onde o Peugeot 2008, com 6770 unidades, é líder. Este Tesla Model Y vendeu, em Portugal, 5063 unidades o colocaram na quinta posição entre os mais vendidos.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.