Tesla lança demo impressionante de piloto automático

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Tesla lançou um video no seu canal de Youtube a demonstrar o seu software de piloto automático. No vídeo podemos ver um Tesla completamente autonómo a seguir um caminho pré-definido no computador de bordo.

O tablet de bordo parece mostrar uma rota definida numa interface estilo Google Maps. O carro então procede a conduzir automaticamente pelo caminho num time lapse com pouco menos de dois minutos.

Durante o seu evento 'Autonomy Day', a Tesla ofereceu demonstrações aos seus investidores do novo computador Full Self-Driving. Elon Musk afirma que é um dos melhores chips do mundo.

Escusado será dizer que a tecnologia demonstrada é impressionante. De facto, só um computador bastante poderoso conseguirá controlar um veículo e garantir todas as manobras necessárias durante a viagem.

O computador Full Self-Driving parece ser um piloto legítimo

O vídeo mostra-nos o veículo autónomo na auto-estrada, algumas vias e alguns cruzamentos. Estas são manobras que a versão comercial do piloto automático da Tesla não consegue fazer.

A condução em si não difere muito do sistema atual introduzido em 2016. Contudo, este sistema está mais completo, conseguindo conduzir por caminhos mais complexos.

A interface visual do veículo também está diferente. Existe agora uma linha azul que demonstra o caminho do veículo, algo inexistente na versão atual.

A versão atual do piloto automático não consegue mostrar os cruzamentos no ecrã, algo que o Full Self-Driving consegue executar. Além disso, na auto-estrada, utilizadores teriam que aplicar pressão no volante para ativar o piloto automático. Com o novo computador, esses passos são desnecessários.

Este é sem dúvida um passo importante no avanço da Tesla. Mesmo assim, ainda estamos para ver o comportamento deste piloto automático em estradas e ruas mais ocupadas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Elon Musk apresenta Tesla sem volante, previsto para 2021
  • Google Maps vai mostrar se há lugares vagos para carregares carros elétricos
  • Esta Inteligência Artificial vai analisar-te em entrevistas de emprego
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.