Tens um Samsung Galaxy A52? O telemóvel não será seguro por muito tempo

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Se utilizas um Samsung Galaxy A52, então é possível que tenhas de começar a pensar em mudar de telemóvel. Isto porque, ao que tudo indica, o Galaxy A52 só será seguro por cerca de mais um ano.

Quem deixa o “alerta” é a SamMobile, especialista em artigos Samsung. De acordo com a fonte, o Galaxy A52 foi um dos últimos dispositivos a ter suporte para “três grandes atualizações de sistema operacional e quatro anos de patches de segurança”.

Contudo, o problema é que o telemóvel em questão já não vai receber mais nenhuma atualização. Com base nos patches de segurança do Galaxy A52, espera-se que este vá ser seguro até março de 2025. Daí para a frente, as atualizações deixarão de acontecer.

A Samsung apenas faz atualizações em casos extremos

Galaxy A52
Imagem Ilustrativa (via Worten)

Como refere a SamMobile, a Samsung apenas poderá intervir em situações extremas. Recorde-se que, há cerca de dois anos, a marca sul-coreana chegou a fazer atualizações em mais de 500 milhões de telemóveis. No entanto, trata-se de uma exceção que não representa a regra.

Desta forma, ao deixares de atualizar o teu telemóvel, este irá tornar-se cada vez menos seguro. Não significa que não o possas usar, mas estarás muito mais suscetível a ataques maliciosos do que agora.

Recorde-se que, tal como explica a SamMobile, a última grande atualização do Galaxy A52 5G já aconteceu. Na altura, esta ocupou cerca de 2 GB de espaço e incluiu o patch de segurança de dezembro de 2023. Este corrigiu 75 falhas de segurança da versão anterior.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.