Tecno Phantom Ultimate mostra o conceito de smartphone rolável no MWC

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Parece que a evolução natural dos smartphones dobráveis será para smartphones roláveis. A Tecno trouxe ao Mobile World Congress o Phantom Ultimate que mostra como este conceito pode funcionar na prática para os utilizadores. Vamos conhecê-lo.

imagem de perfil do Tecno Phantom Ultimate
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

Tecno Phantom Ultimate estende em apenas 1,3 segundos

Os smartphones dobráveis abrem para exibir um ecrã maior, já o Phantom Ultimate estende o ecrã. Como é que funciona? De forma muito simples, basta pressionar um botão para que em apenas 1,3 segundo o terminal se estenda e passe de um ecrã de 6,55 polegadas para 7,11 polegadas.

Este ecrã estendido fornece uma resolução de 2296 por 1596 pixéis e um brilho máximo de 1100 nits. O painel é LTPO AMOLED com uma taxa máxima de atualização de 120 Hz.

imagem do painel traseiro do Tecno Phantom Ultimate
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

Quando não está no seu formato “estendido”, o Phantom Ultimate apresenta um pequeno ecrã traseiro, no qual o utilizador pode ver notificações ou usar esse painel para captar selfies.

De acordo com as informações divulgadas, o Phantom Ultimate tem uma espessura de 9,93 milímetros, o que para um smartphone convencional não seria elegante, mas neste novo formato é um valor bastante razoável.

Segundo a própria Tecno, em testes a que foi submetido o Phantom Ultimate já provou que pode ser estendido cerca de 100 mil vezes. E este é um valor impressionante. Para efeitos de comparação, o Galaxy Z Fold5 da Samsung permite de até 200 mil aberturas. Tendo em conta que a Tecno está agora a testar o novo conceito rolável e já consegue metade da muito experiente Samsung, é impressionante.

imagem do ecrã estendido do Tecno Phantom Ultimate
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

No seu interior, o Tecno Phantom Ultimate aloja o processador MediaTek Dimensity 9000+ e uma bateria pequena de 3000 mAh. E estas são as especificações conhecidas para já.

Neste momento, o Phantom Ultimate é um conceito que mostra o potencial futuro do segmento móvel. Mas não existem informações sobre quando seguirá para a fase de produção em massa e muito menos de quando vai chegar ao mercado.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt