Supercomputador ultrapassa cérebro humano em mais de 2000 vezes

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O cérebro humano consegue atingir uma velocidade de mais de 100 mil milhões de operações por segundo. Mas a Deep South prepara-se para ultrapassar significativamente esta capacidade com o seu novo supercomputador.

Este inspira-se na estrutura cerebral dos seres humanos, mas consegue superar a sua capacidade em mais de 2000 vezes.

Novo supercomputador consegue fazer 228 biliões de operações por segundo

imagem alusiva a um supercomputador
Novo supercomputador inspira-se na estrutura cerebral dos seres humanos Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Durante o mês de abril, a Deep South vai apresentar o seu novo supercomputador que consegue fazer nada mais nada menos do que 228 biliões de operações por segundo. Esta capacidade abismal leva a que o equipamento consiga ultrapassar o cérebro humano em 2000 vezes.

Ainda que a curiosidade seja enorme, os detalhes conhecidos deste supercomputador são poucos. Sabe-se que imita todo o corpo humano e não apenas o cérebro; de que forma o faz, não sabemos.

Mas é conhecido que este supercomputador não opera como a eletrónica mais convencional. Tudo porque combina armazenamento com operação de dados, o que reflete a eficiência do cérebro humano.

Há, no entanto, um ponto em que o cérebro humano consegue ser superior, visto que necessita de um consumo mínimo de energia para executar operações e interações. Já o supercomputador da Deep South vai exigir espaço e energia em quantidades significativas.

Os benefícios que o supercomputador Deep South traz consigo

Claro que este equipamento não será para consumo doméstico, mas pode representar um enorme avanço para a pequena tecnologia que nos rodeia diariamente. Tudo porque pode abrir portas a baterias de telefones com autonomia para uma semana ou mais ou a superprocessadores em tamanho miniatura.

Mas há mais benefícios. Pode também ajudar a desenvolver plataformas mais potentes para modelos de Inteligência Artificial mais personalizados, assim como sistemas mais estáveis de suporte à vida para os hospitais.

Melhor ainda: este estudo do cérebro humano para construção de computadores mais potentes leva a que os investigadores descubram mais dados sobre doenças neurológicas e como o cérebro humano pode responder à medicação.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt