SPC Care: a primeira app para controlar à distância telemóveis não inteligentes

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A SPC aproveitou o palco do Mobile World Congress para apresentar a primeira aplicação móvel capaz de controlar remotamente telemóveis básicos não inteligentes.

A aplicação pode ser instalada em qualquer smartphone Android ou iOS e foi especialmente concebida para os cuidadores de pessoas idosas, ao facilitar a ajuda à distância. O 4gnews esteve presente na conferência de antevisão desta novidade para conhecer as funcionalidades e funcionamento da nova app SPC.

SPC Care permite uma configuração total de forma remota

imagem da conferência da SPC
Manuel Ferreira, country manager da SPC Portugal

Basta instalar a app SPC Care em qualquer smartphone para que seja possível executar uma mão-cheia de funcionalidades remotamente, no telemóvel não inteligente emparelhado.

A nova app permite configurar total e remotamente o telemóvel básico, permitindo que o cuidador personalize cada configuração às necessidades do sénior. É possível definir parâmetros como luminosidade do ecrã, tamanho de letra e opções de som.

imagem dos parâmetros de saúde da app SPC Care
Crédito@SPC

A SPC Care permite também configurar parâmetros mais simples como idioma e hora do dispositivo, além de alertar o cuidador para outros dados como nível de autonomia que resta ao telemóvel básico.

Mas há mais. A aplicação SPC Care envia notificações ao cuidador com dados sobre a utilização que o idoso dá ao telemóvel, assim como permite monitorizar a localização do mesmo. Tem também capacidade para enviar lembretes relacionados com a saúde, como por exemplo, horário de medicação, e contactar o idoso, a partir da própria aplicação, em caso de necessidade.

A segurança não foi esquecida

imagem da nova app SPC mostrada na conferência da SPC
Com a nova app SPC Care é possível configurar à distância vários parâmetros relacionados com a segurança

Consciente de que a segurança é um requisito crucial quando se trata de séniores, a app SPC Care permite criar uma lista de contactos não autorizados que evita que o idoso seja vítima de chamadas ou mensagens escritas (SMS) fraudulentas.

Através da aplicação, o cuidador pode também pedir para ser notificado sobre qualquer chamada ou mensagem suspeitas, permitindo-lhe apagar esse registo, sem incomodar o sénior.

Outra forma de segurança é a função toque inteligente. Ativando este recurso remotamente, o cuidador pode garantir que o idoso não perde chamadas. Tudo porque no caso de o sénior não atender a chamada à primeira vez, na segunda chamada o volume de toque vai aumentar automaticamente.

imagem da app SPC Care
Crédito@SPC

Igualmente importante é a configuração de um botão SOS através desta aplicação que pode ser acionado pelo idoso, em caso de necessitar de ajuda.

De resto, a app SPC Care permite também configurar o telemóvel básico para emitir lembretes importantes como consultas médicas marcadas e até alertas de sedentarismo, caso detete que o sénior está parado há muito tempo.

A SPC escolheu o evento mobile de Barcelona para apresentar esta novidade que só irá estar disponível no mercado no fim do terceiro trimestre ou início do quarto trimestre deste ano. Para já, apenas os telemóveis básicos não inteligentes da SPC é que vão fornecer suporte para a aplicação. Saliente-se que o cuidador pode ter um smartphone iOS ou Android, sem perder a compatibilidade.

SPC contente com os seus resultados financeiros em Portugal

A SPC aproveitou também esta conferência de antevisão para revelar a sua satisfação com os resultados financeiros obtidos no ano passado no mercado português.

Em 2023, a marca registou um crescimento de 35% no nosso país, com a sua faturação a crescer de 5 milhões de euros para 7 milhões.

Ainda de acordo com dados divulgados pela própria marca, a SPC é líder de vendas em Portugal na categoria de telemóveis básicos.

Para 2024, a marca projeta a mesma tendência de crescimento, planeando também “ampliar, em larga escala a distribuição para novos segmentos como os auscultadores”.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt