SpaceX de Elon Musk vai colocar no espaço uma estação espacial privada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Estação Espacial Internacional (EEI) é a “casa” dos astronautas no espaço. Mas à medida que a corrida espacial se torna mais competitiva, a EEI começa a ser pequena para alojar o número crescente de pessoas.

Para resolver este problema e até substituir a atual EEI, está a ser desenvolvida uma estação espacial privada, a StarLab, que poderá receber mais convidados além dos astronautas de vários países. Agora foi revelado que a SpaceX de Elon Musk será a responsável por enviar a nova estação para o espaço.

StarLab será lançada para o espaço em 2028

Launch vehicle secured! 🚀 Alongside @VoyagerSH + @AirbusSpace, we are thrilled to announce we have selected @SpaceX’s Starship to launch #Starlab into #LEO. Learn more about this historic launch here: https://t.co/AQ13lSxbu3 pic.twitter.com/BNq47IRabd

— Starlab (@Starlab_Space) 31 de janeiro de 2024

Em 2030, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ser substituída por estações espaciais privadas. A antecipar esse cenário, a nova StarLab deverá seguir para órbita em 2028. Esta estação espacial, está a ser desenvolvida pela Voyager Space e Airbus e é composta por 2 módulos, com 20 metros de comprimento e 10 metros de largura.

Já se sabe que o módulo principal vai servir como alojamento e local de trabalho para a tripulação enquanto o módulo secundário vai servir como palco de pesquisas científicas e atividades comerciais.

Muitos especialistas veem a nova StarLab como um avanço significativo para o turismo espacial e também para a pesquisa espacial privada, o que até agora não tem sido possível fazer com a Estação Espacial Internacional.

Starship da SpaceX é o maior veículo espacial construído até ao momento´

A escolha da SpaceX para transportar para o espaço a nova estação espacial fica a dever-se ao facto de a empresa de Elon Musk ter o foguete StarShip que, para já, é o maior veículo espacial alguma vez construído.

Este veículo é composto pelo propulsor Super Heavy com 33 motores raptor e o módulo StarShip – que de resto dá nome ao veículo – com seis motores. Tem 120 metros de altura e é capaz de transportar 150 toneladas para a órbita baixa da Terra.

Por outras palavras, tem as condições necessárias para enviar a StarLab para o Espaço. Enquanto tal não acontece, este foguete deverá transportar a maioria dos satélites para Internet Starlink 2.0 para a órbita da Terra.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt