Sony Xperia X : Review / Análise em Português

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 8 min.

Sony Xperia X 4gnews thumb 2A Sony está presente em vários mercados e o seu leque de produtos varia desde televisões a smartphones. Talvez por isso, a sua situação nunca tenha estado tão precária quanto uma HTC ou BlackBerry, marcas que se dedicam na exclusividade à produção de smartphones. Além disso, ao encerrarem a linha Xperia Z e inaugurarem o novo alinhamento Sony Xperia X, a marca japonesa deixa bem claro o seu objectivo de voltar a conquistar os lugares cimeiros no mercado dos dispositivos móveis.

Hoje analisamos o Sony Xperia X, homónimo da nova gama e que nos chegou às mãos graças à Sony Mobile Portugal a quem, desde já, agradecemos a cedência do equipamento para teste. Posto isto e findo o período de 2 semanas em que o utilizei como equipamento diário, estas são as minhas conclusões. Poderás encontrar, no final do artigo, a pontuação final bem como a análise em vídeo e as primeiras impressões.

Design e qualidade de construção

Sony Xperia X 4gnews

Disponível num vasto leque de cores que incluem o Dourado Lima, Rosa Dourado, Preto e Branco, o Sony Xperia X é bastante familiar para qualquer pessoa familiarizada com os Sony's da linha Z. Temos aqui uma mistura entre o antigo e o novo, este Sony Xperia X tem várias melhorias a nível de design, algumas mais subtis, outras bem notórias.

A grande diferença está no painel frontal deste Sony Xperia X que se mistura perfeitamente com as laterais do equipamento. Com efeito, este revestimento em vidro de toda a sua frente dá-lhe um toque extremamente suave e um efeito visual lindíssimo. Além disso, os cantos, outrora distintos da restante moldura, estão agora perfeitamente disfarçados nesta. Já na sua traseira, metálica, só temos a insígnia Xperia bem ao centro, sem a indicação dos megapixels junto à câmara.

No geral, o Sony Xperia X tem um design mais limpo, mais simples e minimalista. Contudo, desta forma consegue destacar-se mais da concorrência, as suas cores saltam à vista, o seu brilho é inconfundível e combinará perfeitamente com o teu estilo, seja ele qual for.

Sony Xperia X 4gnews 42

Relativamente à qualidade de construção, a Sony sempre nos habituou a equipamentos bem construídos mas, mesmo assim, tive uma agradável surpresa quando peguei neste Sony Xperia X. Talvez seja o seu vidro imaculado no painel frontal ou o frio do metal na sua traseira, ou talvez o seu tom dourado.

Uma coisa é certa, não vais querer largar o Sony Xperia X depois de pegares nele pela primeira vez. Temos aqui materiais premium e uma ótima ergonomia e facilidade de utilização com uma só mão. Por último, o Sony Xperia X não é resistente à água (ausência de certificação IP68).

Performance

Sony Xperia X 4gnews37

Equipado com um processador de gama média-alta da Qualcomm, o Snapdragon 650 tem 6 núcleos de processamento, 2 dos quais a 1.8 GHz (Cortex-A72) e 4 a 1.4 GHz (Cortex-A53). Os gráficos estão entregues à Adreno 510 e com 3GB de memória RAM não há aplicação que não corra perfeitamente. A navegação entre menus, a alternância entre aplicações e utilização de aplicações é muito rápida, perfeitamente fluída e sem qualquer tipo de soluço.

O Sony Xperia X dará resposta a todas as tuas necessidades e correrá na perfeição qualquer tipo de aplicação, desde o Pokemon GO a vários jogos 3D, este novo Sony recusa-se a ceder e consegui manter o seu desempenho em todo o tipo de tarefas, desde as mais básicas às mais exigentes a nível gráfico e de processamento.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5 polegadas IPS LCD
  • Resolução Full-HD 1080p com 441ppi
  • Processador Qualcomm Snapdragon 650, hexa-core até 1.8Ghz
  • 3GB de memória RAM
  • 32GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Bateria de 2620 mAh
  • Android 6.0 Marshmallow (Xperia UI)
  • Câmaras de 13MP e 23MP

O sistema operativo do Sony Xperia X é o Android 6.0 Marshmallow com a interface da marca Xperia UI e grande parte do seu desempenho e fluidez deve-se a esta interface gráfica bastante leve. Com várias aplicações da marca já instaladas, com algumas funcionalidades extra (no geral bem-vindas), a Sony sabe acrescentar produtividade e personalização sem cair na tentação de saturar o smartphone com aplicações e/ou funcionalidades repetitivas ou inconvenientes.

Temos também um leitor de impressões digitais, alojado no seu botão lateral On/Off que no geral funciona bem, rápido e deixando-te registar vários dedos. Contudo, caso tenha alguma humidade ou sujidade na superfície do botão ou do dedo, este não consegue desbloquear eficazmente o equipamento e acabou por me frustar durante a utilização diária.

Ecrã

Sony Xperia X 4gnews47

O ecrã deste Sony Xperia X tem 5 polegadas, tecnologia IPS LCD, resolução 1080p Full-HD com uma densidade de 441 ppi (pixels por polegada). As imagens tem bastante definição, as cores são extremamente ricas, ângulos de visão muito bons, regista perfeitamente o toque e o seu brilho é mais do que suficiente para uma utilização confortável. Além disso, é de louvar a sua boa visibilidade ao ar livre, aqui não somos confrontados com um ecrã reflectivo, muito pelo contrário, as cores mantêm-se firmes e não temos qualquer dificuldade em ver os conteúdos.

Se gostas do efeito dos ecrãs AMOLED's então vais gostar deste Sony Xperia X, temos aqui umas cores saturadas quiçá em demasia mas o efeito final é uma explosão de tons que vai deliciar o teu olhar. Este ecrã pode não ser o mais fiel à reprodução natural de cores, com os verdes e vermelhos excessivamente saturados, além de uma temperatura de cor bastante quente e, mais uma vez, pouco natural.

excelente visibilidade ao ar livre
excelente visibilidade ao ar livre

Aqui tudo se resumirá às preferências de cada utilizador e, ao passo que um purista não gostará deste Sony Xperia X, a grande maioria dos consumidores receberá bem os tons quentes e envolventes deste ecrã. Além disso, podes sempre ajustar o equilíbrio de braços posteriormente, nas definições do equipamento para além de outros parâmetros no menu Visualização.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

Sony Xperia X 4gnews12

O Sony Xperia X vem equipado com uma câmara principal de 23MP com abertura focal f/2.0, sistema de autofocus preditivo híbrido e sensor de mobilidade que funciona bem, além de um flash LED. Na prática temos aqui fotografias muito boas em qualquer tipo de cenários. Fotografia ao ar livre, fotos nocturnas, fotos de comida, animais, cenas em movimento e até mesmo macros, o Sony Xperia X porta-se bem em qualquer tipo de situação e é um autêntico prazer tirar fotografias com ele, especialmente com o vasto leque de filtros e opções dentro da sua câmara. Além disso, a foto noturna é onde o Sony Xperia X brilha, aqui sim, surpreendeu-me.

A interface da câmara é bem completa, especialmente no modo manual tens muitos dos controlos e parâmetros que se costumam encontrar nas câmaras Reflex, desde o ajuste da abertura, velocidade do obturador, ISO, pontos de focagem, diferentes cenas, panorama e muito mais. Importa ainda realçar que esta UI (User interface) tem várias extensões, tanto para foto como para vídeo, que acrescentam uma boa dose de diversão às tuas capturas.

Sony Xperia X 4gnews38

A sua câmaras frontal de 13MP é igualmente boa e dar-te-á a possibilidade te tirar umas selfies com muita qualidade, seja para utilizares nas tuas redes sociais (Facebook ou Instagram) ou caso queiras uma foto com qualidade superior, o Sony Xperia X dá resposta às tuas necessidade mesmo em condições de baixa luminosidade.

Por último, ambas as câmaras têm resultados bons na gravação de vídeo a 1080p Full-HD, com a câmara traseira capaz de gravar a 1080p Full HD a 60fps. Além disso, a Sony consegui reduzir eficazmente as filmagens tremidas com o seu sistema de estabilização ótico híbrido (software+hardware), merecendo aqui os meus parabéns.

Autonomia

Sony Xperia X 4gnews36

O Sony Xperia X tem uma bateria de 2620mAh não removível e a sua autonomia não me desiludiu,bem pelo contrário. Temos aqui uma boa gestão da energia graças ao Android Marshmallow e ao software de gestão da própria Sony que te dá aqui vários perfis de consumo, desde o Modo Ultra STAMINA para rentabilizares ao máximo esta bateria. Prometendo 2 dias de autonomia, mesmo com uma bateria algo magra, a Sony consegui cumprir a sua palavra.

Com um uso moderado, algumas comunicações, um pouco de jogo, um pouco de YouTube, brilho automático e sem me restringir em qualquer tipo de situação, conseguimos atingir aqui os dois dias de uso. Contudo, para uma utilização mais intensa a sua duração será de 1 dia, o que mesmo assim é bastante bom tendo em conta a capacidade desta bateria.

Por último, este Sony Xperia X vem equipado com a tecnologia de carregamento rápido (caso tenhas o carregador rápido UCH12) conseguirás obter mais de 5 horas de utilização do equipamento com uma carga de 10 minutos.

Conclusão

Sony Xperia X 4gnews15

O Sony Xperia X é um ótimo equipamento de gama média-alta. Contudo, o seu preço de venda ao público recomendado é de 629€ o que afecta a sua relação qualidade/preço. Acredito que até 550€ este seja um dos melhores smartphones Android que poderás comprar em loja física em Portugal e esperemos que o seu preço se torne mais apelativo em breve.

A nova gama Xperia X da Sony conseguiu distanciar-se dos Xperia Z sem, contudo, abdicar de pontos chave como a qualidade de construção, autonomia de bateria, câmara e uma UI leve. Por tudo isso, o Sony Xperia X tem um forte potencial, podendo trazer a marca de novo para a ribalta. Muito em breve, veremos como se porta o Sony Xperia XA, o mais barato dos novos Sony's e um dos mais cativantes.

Sony-Xperia-X-4gnews-1.jpgSony-Xperia-X-4gnews-2-1.jpgSony-Xperia-X-4gnews-3.jpgSony-Xperia-X-4gnews-4-1.jpgSony-Xperia-X-4gnews-5-1.jpgSony-Xperia-X-4gnews-6-1.jpgSony-Xperia-X-4gnews-7-1.jpgSony-Xperia-X-4gnews-8-1.jpgSony-Xperia-X-4gnews-9-1.jpgSony-Xperia-X-4gnews-10-1.jpgSony-Xperia-X-4gnews-17-1.jpgSony-Xperia-X-4gnews-28-1.jpgSony-Xperia-X-4gnews-33.jpgSony-Xperia-X-4gnews-40.jpgSony-Xperia-X-4gnews-42.jpgSony-Xperia-X-4gnews-44.jpgSony-Xperia-X-4gnews-45.jpgSony-Xperia-X-4gnews-46.jpgSony-Xperia-X-4gnews-18.jpgSony-Xperia-X-4gnews11.jpgSony-Xperia-X-4gnews12.jpgSony-Xperia-X-4gnews13.jpgSony-Xperia-X-4gnews14.jpgSony-Xperia-X-4gnews15.jpgSony-Xperia-X-4gnews16.jpgSony-Xperia-X-4gnews19.jpgSony-Xperia-X-4gnews20.jpgSony-Xperia-X-4gnews21.jpgSony-Xperia-X-4gnews22.jpgSony-Xperia-X-4gnews23.jpgSony-Xperia-X-4gnews24.jpgSony-Xperia-X-4gnews25.jpgSony-Xperia-X-4gnews26.jpgSony-Xperia-X-4gnews27.jpgSony-Xperia-X-4gnews28.jpgSony-Xperia-X-4gnews29.jpgSony-Xperia-X-4gnews30.jpgSony-Xperia-X-4gnews34.jpgSony-Xperia-X-4gnews35.jpgSony-Xperia-X-4gnews36.jpgSony-Xperia-X-4gnews37.jpgSony-Xperia-X-4gnews38.jpgSony-Xperia-X-4gnews39.jpgSony-Xperia-X-4gnews41.jpgSony-Xperia-X-4gnews43.jpgSony-Xperia-X-4gnews47.jpgSony-Xperia-X-4gnews48.jpgSony-Xperia-X-4gnews49.jpgSony-Xperia-X-4gnews50.jpgSony-Xperia-X-4gnews51.jpgSony-Xperia-X-4gnews52.jpg

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.