Sony mostra ecrã gigante 16K 'maior que um autocarro'

Bruno Coelho

A Sony apelidou-o de “janela para o mundo”. O maior ecrã de 16K do mundo está exposto num centro de investigação em Tóquio, no Japão. Este foi desenvolvido pela Sony e tem mais de 19 metros de comprimento, o que o torna maior que um autocarro daqueles em que normalmente nos deslocamos.

A tecnologia utilizada é apelidada de “Crystal Led” (no fundo é o microLED) pela empresa nipónica. Para se ter uma noção, este ecrã tem quatro vezes mais pixéis que uma televisão 4K e 8 vezes mais que uma televisão Full HD. Aí temos noção do detalhe que este pode conseguir.

sony 16k painel

Olhando para o que dizem os entendidos na área, podemos ter de esperar décadas para que a tecnologia 16K chegue aos produtos de consumo. O 8K já aí anda, mas a verdade é que as operadoras fornecem-nos conteúdo em HD ou Full HD, na melhor das hipóteses.

Ecrã 16K da Sony tem 19,2 metros de comprimento

Quanto ao ‘autocarro’ da Sony, tem 19,2 metros de comprimento, por 5.4 metros de altura. Este está instalado no supracitado centro de investigação, e é tão largo que ocupa espaço no primeiro e segundo piso do edifício. Este apresenta uma densidade de pixéis de 15360 x 8640.

sony

A verdade é que os analistas falam de uma adoção lenta para a chegada do 8K. Até porque “o 16K deve ficar limitado a nível empresarial durante algum tempo”, comentou David Mercer, da Consultora Strategy Analytics. Ainda assim, o analista não deixou de elogiar a qualidade impressionante do painel.

A verdade é que um ecrã com esta qualidade está muito longe do espectro dos consumidores. Ainda assim, não deixa de ser extraordinário pensarmos em consumir um filme com esta qualidade de imagem, num ecrã maior que um autocarro. Só preciso de uma sala generosa para o acomodar.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.