Sony vai proibir venda de códigos digitais da PlayStation 4 em loja física

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Ao longo dos tempos tornou-se uma prática comum para muitos utilizadores da PlayStation 4, comprar jogos digitais em lojas físicas. Compravam um 'cartão' com um código, e quando chegavam a casa bastava inserir o código na PlayStation Network e realizar o download do item comprado.

Mas isso vai deixar de acontecer. A Sony enviou um comunicado para as lojas GameStop, informando que a partir do dia 1 de abril, a venda de conteúdo digital nas lojas deixará de ser permitido. Apesar do comunicado ter sido enviado para a GameStop, é salientado que estas medidas se aplicam a todas as lojas físicas.

Muitas vezes, os utilizadores deram preferência a compras em loja física, simplesmente porque não queriam colocar os dados dos seus cartões de crédito na conta PlayStation Network. Agora, se quiserem fazer a compra da versão digital de um jogo, não terão outra opção.

Queres um jogo digital para a PlayStation 4? Só mesmo através da consola!

Este comunicado vai ainda mais longe, informando que caso um cliente tenha realizado a pré-compra da versão digital de um jogo, as lojas serão obrigadas a fazer a troca para a versão física do jogo. As únicas excepções serão para o Days Gone e Mortal Kombat 11. Nestes casos, serão autorizadas vendas de versões digitais durante a primeira semana após o seu lançamento.

Para já, parece que estas medidas apenas se aplicam aos jogos. No caso de moedas virtuais para os mais variados jogos, vais poder continuar a comprar os ditos 'cartões' em loja física. No entanto, parece que será apenas uma questão de tempo até que também estas compras deixem de ser possíveis.

Numa altura em que começamos a ver chegar os primeiros serviços de cloud streaming, como o Google Stadia e Microsoft Project xCloud. Tudo indica que as lojas físicas terão cada vez mais dificuldade em manter-se 'vivas' no que respeita à venda de jogos. Hoje em dia, apenas precisas de ir a uma loja física para comprar as consolas...

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Stadia: A plataforma que acabará com o reinado da PlayStation e XBox
  • Serviço PlayStation Now finalmente chegou a Portugal!
  • Finalmente! Já podes jogar PlayStation 4 no teu iPhone e iPad

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.