Shop ROM: Quais os perigos e porque não deves ter uma!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Vamos falar de um assunto que já me vem a incomodar há algum tempo! As Shop ROM's são cada vez mais usuais e parece que pouca gente quer saber do assunto! Mas existem problemas que deves ficar a saber se és um daqueles que tens uma Shop ROM no smartphone.

Comecemos pelo início, o que é uma Shop ROM?

Para responder a esta pergunta tenho primeiro de explicar o que é uma ROM. Para todos os nossos leitores entenderem vamos falar de termos não técnicos, falaremos numa linguagem universal. Uma ROM é basicamente o software instalado em cima do Sistema Operativo Android.

Embora muitos equipamentos sejam Android, nem todos são idênticos nos seu interior. Estes "temas" são chamadas de ROM's. As empresas instalam nos seus terminais de forma a criar um laço mais forte com o utilizador e fortalecer características que o Android original não oferece.

Vê ainda: Um PESADELO chamado Xiaomi Redmi Note 4X – Review

Esta é a teoria. Na prática nem sempre isso acontece. As empresa que utilizam ROM's idênticas ao Android Original, como a Bq ou Motorola, são cada vez mais valorizadas por isso mesmo.

Uma Shop ROM, é o que as lojas instalam em alguns equipamentos de forma a preparar o smartphone para um mercado diferente.

Este problema surgiu com a enorme procura de smartphone do mercado asiático. Sendo que os smartphones são feitos para serem utilizados na China, onde a PlayStore não é permitida, as lojas online viram-se obrigadas a instalar a PlayStore nos telefones de forma a aumentar as vendas.

Aos poucos, esta que era uma manobra vantajosa para o cliente final, acabou por se tornar um pesadelo silencioso. As lojas viram uma oportunidade de negócio com as suas ROM's e quando dinheiro está em cima da mesa, as coisas são diferentes.

Algumas lojas online fecharam parcerias com algumas aplicações para estas serem pré-instaladas nos equipamentos sem a possibilidade de remoção, outras lojas introduziram publicidade de tanto em vez a saltar no teu ecrã, e muitas delas (senão a maior parte), fica com alguns dos teus dados para posteriormente vender a terceiros.

Não uses aplicações do Banco ou informações importantes numa Shop ROM

Não vou apontar dedos, até porque não tenho provas concretas no assunto, contudo, existe um problema neste setor e se não queres fazer parte desse problema a melhor forma é instalares uma ROM original para o teu smartphone.

Instalar uma ROM não é para todos. Embora seja algo simples de se fazer, se nunca te aventuraste neste mundo, vais precisar de umas boas horas em frente a um computador e muita paciência para perceberes como tudo isto funciona.

Conhecimento não ocupa lugar, contudo, sou de acordo que nenhum consumidor deveria passar por isto para simplesmente ter as suas informações seguras.

Como sabes se tens ou não uma Shop ROM?

Basicamente terás de saber se tens, ou não, a ROM oficial instalada. Para obteres tal informação precisas de te dirigir aos fóruns da respetiva fabricante do teu smartphone. Se tens a Xiaomi terás de passar no fórum dar um salto no fórum oficial e assim sucessivamente.. Uma rápida pesquisa Google pelo fórum deverá ser o suficiente. (Ex: Fórum oficial da Xiaomi)

Passa no artigo detalhado sobre a MIUI e ROM's da Xiaomi

Só há uma forma de evitar que tais situações se propaguem ainda mais do que o que já estão. Simplesmente reclama com a loja que te vende com uma Shop ROM. Não deves ser obrigado a saber mudar uma ROM nem as empresas devem abusar e invadir a tua privacidade desta forma.

Há uns tempos tive a oportunidade de testar um Xiaomi Redmi Note 4X, um excelente terminal com uma Shop ROM que estragou a minha interação. Assim sendo, decidi declarar guerra às "Shop ROM's". A nossa review foi pesada e muitos não entenderam, todavia, continuarei a defender que o utilizador final não necessita ser um nerd para ter um bom smartphone!

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi 6 | Unboxing e primeiras impressões do flagship da Xiaomi

Samsung Galaxy S8 vs Galaxy S7 – O que mudou?

Bq Aquaris X Review | O perfeito “Google Pixel Lite”

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.