Será que a Apple chega ao topo da IA com a aquisição desta startup canadiana?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

De acordo com a Bloomberg, uma novidade recente acerca da Apple é que a marca adquiriu uma startup canadiana, chamada DarwinAI. O objetivo poderá passar por criar um sistema de Inteligência Artificial (IA) pequeno o suficiente, de modo a introduzi-lo em telemóveis, em vez de o fazer na cloud.

Quem levanta essa possibilidade é Mark Gurman, da Bloomberg. A mesma fonte de informação avança, ainda, que a empresa do Canadá é especialista em IA para verificação visual de componentes de fabricação. Outra capacidade da DarwinAI é o desenvolvimento de sistemas de IA bastante rápidos.

De momento, ainda não existe qualquer tipo de confirmação oficial por parte da Apple. Contudo, os últimos tempos têm vindo a dar força a essa teoria. Um dos exemplos disso foi a aquisição de Alexander Wong, cofundador da DarwinAI, que já fará parte da equipa da Apple, tal como refere a Android Central.

A DarwinAI apagou as suas redes sociais e site

Apple Inteligência Artificial
Imagem Ilustrativa (via Pexels e Apple)

Outra evidência que corrobora essa possibilidade é o facto da DarwinAI ter apagado as suas redes sociais e website oficial. Para além disso, se por curiosidade passares pelo Linkedin de Wong, conseguirás ver que o próprio se encontra na Apple desde janeiro de 2024.

Os novos objetivos da Apple em relação a IA podem estar para breve. Como referiu Tim Cook, CEO da marca, a Apple teria o plano definido de lançar recursos generativos alimentados por Inteligência Artificial até ao final do ano de 2024. As afirmações de Cook terão sido proferidas numa teleconferência de resultados da empresa, em fevereiro (via Android Central).

É possível que as capacidade de IA da empresa do Canadá sejam incorporadas no iOS 18

Esta intenção da Apple poderá fazer supor que os próximos produtos da Apple terão cada vez mais recursos de IA. Posto isto, surge uma questão: o que fará a Apple ao certo com a DarwinAI? De acordo com a mesma fonte de informação, uma possibilidade bastante forte seria a integração das suas capacidades no iOS 18.

Assim sendo, parece que a Apple tem planos para fortalecer a sua posição em termos de IA generativa. Recorde-se que, tal como a 4gnews chegou a noticiar, o anúncio do iOS 18 deverá ser feito no mês de junho, na Apple Worldwide Developers Conference (WWDC). Quem sabe se, na altura, não surgirão novidades sobre este tema.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.