Samsung surpreende com novos ecrãs OLED sem margens!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O departamento da Samsung responsável pelo desenvolvimento de novos ecrãs e soluções de imagem tem uma nova invenção digna de nota. Em causa está um novo tipo de ecrã sensível ao toque, para aplicação em smartphones, completamente sem margens.

A nova tipologia de display permitirá criar dispositivos móveis cujo painel frontal é totalmente ocupado pelo ecrã. Aliás, muito à semelhança da ilustração digital divulgada recentemente pela publicação LetsGoDigital, os telemóveis "completos" podem agora ser uma realidade caso as fabricantes decidam trilhar esta senda.

Samsung abre novas possibilidades para o design dos smartphones

Samsung OLED Display
Imagem digital com base no novo tipo de ecrãs OLED da Samsung Display

O avanço tecnológico da Samsung Display foi batizado de "All Around Full Screen", ou ecrã completo a toda a volta (do smartphone), com um efeito prático digno de nota.

O impacto visual é realmente incrível, ainda que este formato traga também novos desafios como o dos toques fantasma, ou toques inadvertidos no ecrã ao manusear o telefone.

Em todo o caso, a Samsung não divulgou os detalhes técnicos deste novo tipo de ecrãs até ao momento. Temos apenas um slide da recente apresentação interna, feita pela Samsung Display. Aí, a tecnológica terá dado a conhecer este novo tipo de ecrã a parceiros selecionados e representantes da indústria dos dispositivos móveis.

Ecrã sensível ao toque, a toda a volta do smartphone, a inovação da Samsung Display

Samsung OLED
Imagem captada durante a apresentação da Samsung Display.

Sem margens. Zero de bezels. Nada de moldura do ecrã à vista. Apenas o painel OLED para nos entregar imagem, cor e luz, sem a menor distração (além do orifício para a câmara frontal). É, efetivamente, um salto geracional para os nossos dispositivos móveis.

O traço distintivo deste novo tipo de ecrã é, sem dúvida, a falta de margens. Ao contrário dos ecrãs convencionais, que apesar de todos os esforços da indústria, continuam a apresentar margens relativamente notórias, esta solução promete mitigar isso mesmo.

Graças ao novo All Around Full Screen poderemos ter efetivamente uma experiência sem margens como nunca foi possível até ao momento. Atente-se nas laterais deste ecrã, curvas, apresentando um efeito de cascata à medida que nos aproximamos das laterais.

Ecrã OLED em cascata dá-nos algo verdadeiramente inédito

The Samsung display showcases next-generation screen technology, all around full screen with zero https://t.co/ssinaEu8R2 bezels seem to be a major trend in the industry.#naveentechwala #NTWarmy pic.twitter.com/7ArQG6I1pV

— Naveen Tech Wala (@NaveenTechWala) 19 de agosto de 2023

Ainda que este novo aspeto seja incrível visualmente, certo é que os utilizadores têm algumas queixas quanto aos atuais ecrãs com margens curvas. Na prática, são mais propensos a toques inadvertidos ao usar e manusear o smartphone, os ditos toques fantasma.

Em todo o caso, esta é uma solução digna de nota, tornado-se notório que a Samsung Display quer redefinir a aparência dos nossos smartphones. Agora, resta apurar as aplicações práticas deste novo tipo de ecrã e garantir que o mesmo resolve as críticas apontadas às gerações anteriores de ecrãs curvos.

Mais ainda, a Samsung Display afirma que agora o próximo passo é conseguir alojar a câmara fotográfica frontal por baixo do ecrã, sem comprometer a qualidade. Nessa instância conseguirão, por fim, entregar um ecrã completo sem interrupções de maior.

Em suma, de momento este é um novo tipo de ecrãs que a Samsung quer popularizar num futuro próximo, ainda que o mesmo careça, de momento, de mais trabalho.

• Samsung Display demonstrated a bezel-less screen technology with zero borders, hinting at the future design of iPhones. • The display technology includes 3D lamination and edge brightness control for distortion-free viewing.#Apple #Samsung pic.twitter.com/GnzYhqZeuN

— TymRole 🍎 (@TymRole) 18 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.