Samsung nega novos relatórios sobre o desenvolvimento dos seus próprios processadores

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

TM Roh, presidente do departamento móvel da Samsung, foi quem confirmou que a empresa planeia regressar ao lançamento de novos smartphones com processadores próprios, Será um SoC exclusivo para os modelos Galaxy que promete reerguer a sul-coreana neste segmento.

Face a isso, há quem adiante que a Samsung estará a desenvolver os seus próprios núcleos ao invés de socorrer-se dos componentes desenvolvidos pela ARM. Tese que a empresa sul-coreana apressou-se a refutar.

Samsung não quer desenvolver os seus próprios núcleos para futuros processadores

Foi à publicação SamMobile, dedicada a assuntos da Samsung, que a tecnológica prestou esclarecimentos. Através de um breve comunicado, ela desmente qualquer intenção de desenvolver os seus próprios núcleos.

Samsung

"Um relatório recente dos média de que a Samsung estabeleceu uma equipa interna dedicada ao desenvolvimento de núcleos de CPU não é verdade. Ao contrário das notícias, há muito tempo temos várias equipas internas responsáveis pelo desenvolvimento e otimização de CPU, enquanto recrutamos constantemente talentos globais de áreas relevantes.".

A razão para este pronto esclarecimento é um novo relatório publicado pela BusinessKorea. Aí lê-se que a Samsung pretende desenvolver núcleos exclusivos para implementar naqueles que serão os "Galaxy Chip".

Aliás, a empresa teria mesmo contratado Rahul Tulim, anterior responsável pelo desenvolvimento de CPU na AMD. Conforme o relatório, esses núcleos próprios deveriam ficar concluídos até 2027.

O documento frisa ainda que tais componentes não se destinam exclusivamente aos smartphones da Samsung. Também os seus tablets e portáteis deveriam ser abrangidos pelo projeto, tal como a Apple faz com o Apple Silicon.

Após o esclarecimento prestado pela Samsung, dissipa-se esta tese. Fica assente que a sul-.coreana continuará a socorrer-se da tecnologia de terceiros neste campo, muito possivelmente dos núcleos desenvolvidos pela ARM,

Algo que não foi refutado é a intenção da Samsung de voltar a desenvolver processadores próprios para os seus smartphones. Isso ainda faz parte dos planos da empresa no longo prazo, acreditando-se que o primeiro exemplo será lançado em 2025 com o lançamento dos Samsung Galaxy S25.

Editores 4gnews recomendam

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.