Samsung impulsiona a assistente pessoal Bixby com IA: o que esperar?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Recentemente, a Samsung lançou o Galaxy AI. Estes recursos de Inteligência Artificial (IA) chegaram com o lançamento do Galaxy S24, no início do ano. Mesmo assim, os recursos de IA ainda não chegaram até à assistente pessoal da Samsung, a Bixby.

Como refere a SamMobile, especialista em assuntos da Samsung, essa condição deverá estar prestes a ser invertida. Um relatório sugere que a Bixby, em breve, também terá direito a uma IA generativa semelhante à do ChatGPT.

Quem o revela é Won-joon Choi, executivo da Samsung. De acordo com o próprio, “com o surgimento da IA generativa e da tecnologia LLM (modelo de linguagem grande), acredito que temos que redefinir o papel do Bixby para que Bixby possa ser equipado com Generative IA e se torne mais inteligente no futuro” (via SamMobile).

Recorde-se que a Bixby foi introduzida no ano de 2017. Entre as tarefas que desempenhava, destacava-se, por exemplo, a alteração de configurações do telemóvel e a realização de ações avançadas em algumas apps da Samsung.

Bixby Samsung
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

Espera-se que a Bixby se torne semelhante a modelos como o Google Assistant

De qualquer forma, o expectável é que a marca sul-coreana queira tornar a Bixby mais parecida a plataformas como o Google Assistant. Ainda que a empresa não tenha revelado detalhes, espera-se que o objetivo seja melhorar a Bixby, com recursos de IA generativa e LLM.

Há pouco tempo, a Samsung lançou o seu próprio modelo de IA: o Samsung Gauss. Como refere a mesma fonte de informação, é possível que este consiga alimentar Bixby num futuro próximo.

Sobre o assunto, importa ainda destacar que a Samsung chegou a deixar clara uma condição: a Bixby e a Galaxy AI vão coexistir. Tendo a marca deixado essa ressalva, resta esperar por informações novas relacionadas com a Bixby, assistente pessoal da Samsung.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.