Fino, leve e ideal para multimédia: este é o novo Galaxy Tab S5e

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Precisamos de recuar bastante no tempo até à altura em que o lançamento de um tablet era realmente relevante. Principalmente um tablet com Android. Sistema opartivo que não é do agrado dos chamados utilizadores "pro". Um terreno onde Apple e Microsoft se mexeram melhor.

Ainda assim, este Samsung Galaxy Tab S5e é uma boa surpresa no mercado Android. É o tablet mais leve e fino feito até à data pela Samsung. Tem um ecrã AMOLED de 10.5 polegadas e situa-se numa faixa de preço pouco acima do iPad 2018. O preço anunciado é 399 dólares.

A bem dizer, não existe no mercado um tablet Android que eu pudesse aconselhar de caras a um "pro user". Onde estes tablets ganham mercado é na utilização comum – consumir multimédia e jogar. E nesse aspecto, este Tab S5e irá inegavelmente portar-se nos trinques.

O Tab S4 lançado o ano passado é um modelo excessivamente caro. Apontado como um tablet para os "pro users", acaba por se perder no preço e nas limitações do Android nesse campo. O assunto acaba por mudar de figura com este lançamento.

Estamos a falar de um dispositivo com aproveitamento de 81.8 por cento de ecrã. Mais que o S4 e bem perto do iPad Pro. Além disso, temos aqui uma resolução de 2560x1600p num ecrã AMOLED. O processador é o Snapdragon 670 e a marca promete 14 horas e meia de bateria.

Este é o primeiro tablet da Samsung a vir de fábrica com o Android Pie e com a versão 2.0 da Bixby. A Dex estará também disponível para este modelo, ainda que esta precise de clara revisão para se tornar algo de referência. Embora seja possível acoplar uma capa com teclado, não há aqui suporte para a S Pen.

A suporte para a S Pen tornaria este tablet mais relevante

Ainda que lhe possam atribuir pouca importância, não suportar a S Pen é a grande falha deste dispositivo. Ademais, temos quatro colunas a cargo da AKG. É de esperar que para consumo de multimédia seja um tablet de excelência.

Além disto, a versão base conta com 64GB de armazenamento interno e 4GB de memória RAM. Apesar de se lhes dar o pouco relevo que têm, o Tab S5e tem câmaras. Mais concretamente uma traseira de treze e uma frontal de 8 megapixéis. Estas são capazes de gravar 4K a 30 frames por segundo.

Em suma, este tablet não é para todos. É provavelmente um tablet para quem queira consumir multimédia com boa qualidade, mas não queira pagar balúrdios. Se chegasse ao nosso mercado por 399 euros seria uma compra a considerar. No entanto, o iPad 2018 está abaixo desse preço.

Editores 4gnews recomendam:

Yorn X tem novo tarifário com 10GB de dados móveis e HBO Portugal

Celebridades do Instagram perdem milhões de seguidores por bug

Ilha do Fortnite está a ser abalada por vários terramotos!

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.