Samsung Galaxy S7: Review / análise do flagship da Samsung para 2016

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 5 min.

A Samsung apresentou o Samsung Galaxy S7 e S7 edge na MWC (Mobile World Congress) em Barcelona. Quando lá estivemos, tivemos a oportunidade de ver os badboys em primeira mão e perceber as evoluções que a empresa Sul-Coreana tinha preparado.

Tenho de admitir que pessoalmente fiquei impressionado pela qualidade de construção do Samsung Galaxy S7, os modelos antecessores foram de facto revolucionários com o design, mas sinto que no S7 a Samsung amadureceu o design dando-lhe não só mais consistência, mas também características relevantes.

Para perceberes a melhor ideia daquilo que vou falar aqui tens também a possibilidade de ver a review em vídeo abaixo, estas duas reviews completar-se-ão de uma forma simétrica e com ambas perceberás em pormenor a nova ideologia da Samsung no novo Samsung Galaxy S7.

Quando olhamos para o design do smartphone, na minha opinião, só tenho a apontar aspetos positivos, é verdade que gostos não se discutem, mas este Galaxy S7 tem o tamanho perfeito para assentar na mão e consegue criar uma irreverência quando tirado do bolso. O equipamento é relativamente mais grosso que o seu antecessor, mas o aumento da bateria para 3000 mAh justificam a espessura e o facto de fazer do smartphone com uma corcunda na câmara menor é também de salientar.

Para quem gosta de cores irreais o Samsung Galaxy S7 é o telefone ideal

Nas partes laterais encontraremos o seletor de volume, botão On/off, na extremidade inferior com a entrada 3.5" para o jack, entrada Micro USB para o carregador rápido e ainda a coluna de som.

Na parte frontal encontraremos um ecrã de 5.1" polegadas com resolução QHD e Super AMOLED que fará da saturação fenomenal. Para quem gosta de cores irreais, o Samsung Galaxy S7 é o telefone ideal. Os vermelhos são mesmo vermelhos e os pretos tão intensos que fascinam. Este ecrã tem ainda disponível de forma opcional o Always-on-display, algo que me vi a utilizar bastante, mesmo que não informe notificações de terceiros.

Na parte frontal vamos encontrar também os botões capacitivos de retroceder, multi-tasking e ainda o botão físico home que serve também para ler as impressões digitais. Este botão deixa a desejar e ao contrário do resto do smartphone é construído de plástico o que o deixa mais susceptível a arranhões (como podes ver no vídeo), o leitor em si também não me surpreendeu e fica, na minha opinião, atrás da concorrência.

Se há alturas que não poupo palavras a criticar, também não gosto de poupar palavras para louvar

Quando a especificações, este modelo em concreto conta com o processador Exynos 8890, 4GB de RAM, 32GB de memória interna com possibilidade de expansão via MicroSD, e para os mais curiosos, sensor Sony na câmara de 12MP traseira. O smartphone voa com estas especificações, eu tentei de tudo para atrasar a performance do terminal mas sem sucesso. O equipamento não se engasgou uma única vez e numa utilização hardcore o smartphone não se sentirá envergonhado.

O TouchWiz é o User Interface que cobre o Android 6.0.1 Marshmallow e tenho de admitir que me surpreendeu pela positiva. O UI responde muito rápido e dá-nos um novo olhar ao que o Android poderá ser. É verdade que o Stock Android seria certamente mais rápido com estas specs, mas para ser sincero, gostei bastante daquilo que a Samsung fez com o Interface. Esta nova atualização dá ainda para tirar o botão de "gaveta de aplicações" o que fez do meu salto de iOS para Android não se sentir muito, é inteiramente opcional e pessoal se gostas ou não desta opção.

Se há alturas que não poupo palavras a criticar, também não gosto de poupar palavras para louvar e a Samsung está num caminho certo para fazer o TouchWiz superior (se ainda não o é) a qualquer outro UI no mercado.

Algo que Samsung publicitou bastante e é um dos focos de venda é a câmara de 12MP. Os Samsung Galaxy S7 e S7 edge saíram com dois tipos de sensores nas câmaras, embora ainda ninguém tenha reclamado muito com isso, o modelo de teste, como referi acima, é o modelo com sensor Sony. As fotografias em Modo automático conquistam qualquer um e numa situação onde a luz não é problema, este smartphone consegue perfeitamente substituir uma câmara digital que te acompanhe constantemente.

Vê todos os exemplos de fotografia tirados com o Samsung Galaxy S7 para a review com qualidade máxima AQUI

Em situações de menor luminosidade, terás a possibilidade de brincar um pouco com o seletor manual, aqui conseguiras fotografias com uma qualidade acima da média e notarás o tal f/1.7 de abertura da lente a trabalhar bem. A câmara frontal é Wide-Angle e é a melhor câmara frontal que me deparei até ao momento. Em situações de pouca luz o ecrã serve de flash, algo que vai servido para momentos pontuais.

Algo a ser referido é ainda a possibilidade de utilizares o equipamento debaixo de água. A proteção IP68 dá ao Samsung Galaxy S7 a resistência a profundidades de 1.5m por mais de uma hora e aguentará com ocasionais poeiras que o smartphone se possa expôr.

Já que aqui estás, vê aqui o unboxing e primeiras impressões do Samsung Galaxy S7

Por último e antes de terminarmos, é preciso ser indicado que a bateria de 3000 mAh aguenta com utilização de 1 dia e meio e que me aguentou para mais de 5h de ecrã ligado. Se és daqueles que, como eu, também não gosta de fios, tens a possibilidade de carregar o dispositivo via Wireless de forma rápida e se utilizas constantemente o GPS, (em UK) não senti qualquer falha ou lentidão a captar o sinal.

Em suma, este smartphone perde no botão home e na coluna que acredito que poderia ser superior, no entanto, tudo o resto faz dele um smartphone que sempre desejei. O equipamento conquistou-me de tal maneira que o comprei e todos os dias que o utilizo como daily-driver fico feliz com a sua performance e qualidade.

Não deixes de ver a review em vídeo e terás opiniões que não foram referidas aqui em escrito, desta forma damos-te o "in-depth" a tudo o que precisas de saber antes de gastares os teus preciosos euros.

A ver também do Samsung Galaxy S7 e S7 edge:

  • Samsung Galaxy S7 | Unboxing e primeiras impressões Português
  • Galaxy S7 VS Galaxy S7 edge | Quais as diferenças?
  • Samsung Galaxy S7 Edge Hands-on / Rápida Review Português
  • Samsung Galaxy S7 Hands-on / Rápida Review Português
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.