Samsung Galaxy S24 Ultra e iPhone 15 Pro Max: qual tem melhor autonomia?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A rivalidade entre a Samsung e a Apple continua no mais recente teste de bateria do canal PhoneBuff. Este colocou frente a frente o Galaxy S24 Ultra e o iPhone 15 Pro Max, os topos de gama de ambas a marcas. O resultado é espantoso para ambos os dispositivos, já que a diferença foi de apenas 2 minutos de autonomia entre ambos no final do testes. Futebolizando, a diferença é tão pequena que seria preciso ir ao VAR.

O teste começou com uma chamada telefónica de uma hora, onde o iPhone surpreendentemente manteve 100% da sua carga contra 98% do Galaxy. Seguiu-se uma série de testes que incluíam mensagens, navegação em e-mails, e a utilização intensiva de aplicações como Instagram e Spotify. Foram também realizados testes de reprodução no YouTube e jogos.

O que se observou foi um empate técnico que impressiona. O Galaxy S24 Ultra inicialmente parecia levar vantagem, especialmente em tarefas que pediam mais do processador e do ecrã. No entanto, o iPhone 15 Pro Max recuperou terreno em atividades como navegação por GPS e uso de redes sociais, equilibrando o teste.

Galaxy S24 Ultra durou 27 horas e 43 minutos. iPhone 15 Pro Max chegou às 27 horas e 45 minutos

Após mais de 27 horas de uso contínuo, ambos os smartphones chegaram ao seu limite com diferenças mínimas, que resultaram num empate. O Galaxy S24 Ultra desligou-se às 27 horas e 43 minutos. Já o iPhone 15 Pro Max prolongou-se por apenas dois minutos a mais antes de ceder.

Esta diferença marginal demonstra a eficiência energética de ambos os dispositivos. É uma diferença tão curta que em determinados tipos de utilização o Samsung poderá ficar à frente e vice-versa. Certo é que ambos parecem ser excelentes neste campo.

O Galaxy S24 Ultra chega com especificações de topo. Tem o novo processador Snapdragon 8 Gen 3, um ecrã plano AMOLED e uma bateria robusta de 5 000 mAh. Em contrapartida, o iPhone 15 Pro Max, mesmo com uma bateria de menor capacidade (4441 mAh), confia na otimização do iOS e no seu processador A17 Pro de 3 nm para manter a sua reputação de eficiência energética.

Com desempenho de autonomia tão próximo, a escolha entre um Galaxy S24 Ultra e um iPhone 15 Pro Max recai sobre preferências pessoais e lealdade à marca, mais do que qualquer outra coisa.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.