Samsung Galaxy J5 (2017) & Samsung Galaxy J7 (2017) - Review/Análise

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 9 min.

Os Samsung Galaxy J7 (2017) e Samsung Galaxy J5 (2017) são os novos equipamentos de entrada da empresa sul-coreana. Neste momento são os mais novos, e os mais económicos smartphones lançados este ano pela Samsung a achegar ao nosso mercado. Serão tão bons como parecem? Eis a nossa review ou análise ao par Samsung Galaxy J7 (2017) e Samsung Galaxy J5 (2017).

Vê ainda: Habilita-te a ganhar um Huawei P10 no Patreon da 4gnews

Numa altura em que os topos de gama são cada vez mais dispendiosos sentimos que os consumidores procuram cada vez mais uma alternativa económica. Contudo, face às inúmeras alternativas presentes no mercado urge cada vez mais ver uma, duas ou mais análises antes de investir num novo smartphone.

É precisamente essa a nossa missão, informar e ajudar o consumidor para que este possa tomar uma decisão ponderada, sem dúvidas e adequada às suas necessidades.

Análise / Review aos Samsung Galaxy J7 (2017) e Samsung Galaxy J5 (2017)

A Linha "J" da Samsung é a gama de entrada da gigante sul-coreana. Aqui encontrarás os smartphones mais baratos e modestos da marca. Contudo, para 2017 a "Sammy" preparou-nos dois belos Galaxy J. Chamam-se J5 e J7 e deslumbram com a nova construção sólida (e com bom peso de 160 e 181gr), respectivamente.

A linha "J" está mais apetecível do que nunca, apesar do P.V.P. ser de 289.9€ e 349.9€ no nosso mercado, os Samsung Galaxy J7 (2017) e Samsung Galaxy J5 (2017) destacam-se da concorrência pelas suas linhas, pelo metal que dá corpo a estes equipamentos, pela sua robustez e pelo seu aspecto.

Os novos smartphones contam agora também com um leitor de impressões digitais / sensor biométrico no botão central Home. Rápido de configurar, rápido a desbloquear o teu smartphone. É uma excelente novidade para os equipamentos de entrada e uma das principais melhorias face aos modelos de 2016.

Corpo de alumínio dos Galaxy J5 e Galaxy J7 é um ponto forte

O design conta com algumas peculiaridades com a linha das antenas que caracteriza sua traseira, são sem dúvida diferentes.

Cumpre ainda salientar a qualidade do seu altifalante, localizado na lateral direita do mesmo. Tem um bom volume, boa definição e graças à sua localização dificilmente o cobrirás com a mão ao utilizar um destes equipamentos.

A sua utilização com uma só mão é relativamente fácil, especialmente o mais pequeno dos dois, Samsung Galaxy J5 (2017). Graças às suas arestas arredondadas ambos os equipamentos são bastante agradáveis ao toque.

Até o clique dos botões, On/Off e os botões de ajuste de volume merece um louvor, todos os botões são metálicos e tudo nesta sua construção reflete qualidade e rigor. Até mesmo o vidro que reveste os ecrãs dos Samsung Galaxy J7 (2017) e Samsung Galaxy J5 (2017) é digno de nota ao possuir um revestimento oleofóbico que resultará em menos dedadas no ecrã / tela.

Na caixa do Samsung Galaxy J7 (2017) e Samsung Galaxy J5 (2017) terás:

  • Smartphone
  • Carregador USB
  • Cabo USB
  • Earphones
  • Pino de extracção SIM
  • Guia de iniciação rápida

Performance dos Samsung Galaxy J7 (2017) e Samsung Galaxy J5 (2017)

Hoje em dia já não basta ser bonito, ser barato ou apenas ter boas especificações. É necessário um equilíbrio entre todos estes factores e as questões que mais recebemos são "Será que o smartphone vai encravar? Ficará lento? É bom investimento? Durará quantos anos? É bom para jogos? Serve para redes sociais?

Pois bem, olhemos agora para o “músculo”, para as características técnicas destes novos Samsung Galaxy J7 (2017) e Samsung Galaxy J5 (2017).

Principais características do Galaxy J7 (2017):

  • Ecrã / Tela: 5.5 polegadas Super AMOLED
  • Resolução Full-HD (1080 x 1920p)– 401ppi
  • Processador Exynos 7870
  • SoC Octa Core A53 a 1.6GHz
  • Memória RAM: 3GB
  • Armazenamento interno: 16GB
  • Expansão via cartão microSD até 256GB
  • Câmara principal: 13MP, abertura focal f/1.7
  • Câmara frontal: 13MP, abertura focal f/1.9
  • Vídeo: Gravação: 1080p – 30fps / Reprodução: 1080p – 60fps
  • Capacidade da Bateria: 3600mAh
  • Sistema operativo: Android 7 Nougat
  • Tamanho / Dimensões: 152.5 x 74.8 x 8 mm

Face aos modelos de 2016, a nível de especificações pouco ou nada mudou. Temos o mesmo processador e a mesma gráfica. É uma combinação que consegue correr todos os jogos, ainda que não com a maior rapidez e será capaz de te dar um desempenho agradável durante pelo menos 2 anos.

A Samsung Experience é uma ótima UI

O seu software é o Android Nougat com a UI Samsung Experience 8.1 (antiga TouchWiz).

É um ambiente gráfico bastante agradável, repleto de aplicações úteis, bem construídas e todos os seus aspectos denotam uma atenção ao detalhe que complementa bem a sua elegância exterior.

Principais características do Galaxy J5 (2017):

  • Ecrã / Tela: 5.2 polegadas Super AMOLED
  • Resolução HD (720 x 1280 p)– 202ppi
  • Processador Exynos 7870
  • SoC Octa Core A53 a 1.6GHz
  • Memória RAM: 2GB
  • Armazenamento interno: 16GB
  • Expansão via cartão microSD até 256GB
  • Câmara principal: 13MP, abertura focal f/1.7
  • Câmara frontal: 13MP, abertura focal f/1.9
  • Bateria de 3000mAh

Em termos de desempenho e performance a vantagem repousa no Galaxy J7 (2017), equipado com mais 1GB de RAM do que o Galaxy J5 (2017), notamos diferenças significativas na fluidez e na rapidez de abertura de aplicações. Sobretudo nos jogos e ambientes gráficos mais exigentes.

Galaxy J7 (2017) é sem dúvida o mais "poderoso"

Contudo, por norma nenhum deles apresenta lag ou lentidão, com a excepção sendo o Galaxy J5 (2017) quando o Facebook Messenger e outras redes sociais sobrecarregavam os seus 2GB de RAM. Para jogos ambos são bons mas se puderes, recomendamos a compra do J7, ficarás melhor servido.

Em suma, nenhum deles é lento, nenhum deles é extremamente rápido. Contudo, apresentem um desempenho equilibrado, sobretudo para o seu escalão de preços e já dão conta de praticamente todas as tarefas do dia-a-dia.

Ecrã / Tela dos Galaxy J7 (2017) e Galaxy J5 (2017)

Ambos os smartphones estão equipados com uma tela Super AMOLED e isto nota-se na profundidade de cor, no brilho, na saturação e ótimo contraste em todos os conteúdos apresentados. Este será sem dúvida um grande trunfo de ambos face aos concorrentes diretos.

Aqui o Galaxy J5 (2017) já deixa algo a desejar. Em pleno 2017 uma resolução HD (720p) já deixa bastante a desejar, sobretudo para o preço deste smartphone. Apesar de termos uma tela de 5.2 polegadas, tecnologia Super AMOLED já notamos alguma pixelização, sobretudo no texto.

Por sua vez, o Galaxy J7 (2017) já está equipado com uma tela de 5.5 polegadas, tecnologia Super AMOLED e resolução Full-HD (1920 x 1080p). Este sim já apresenta uma excelente experiência de visualização de conteúdos, mesmo a ar livre. Brilho, Cor, Contraste, Saturação. Todos estes parâmetros apresentam qualidade e deixaram-nos bastante satisfeitos.

Câmaras: Fotografia e Vídeo no Galaxy J5 (2017) e Galaxy J7 (2017)

Ambos os smartphones estão equipados com as mesmas câmaras de 13MP com abertura focal de f/1.7 na sua traseira e 13MP com flash LED mas sem autofocus na sua parte frontal.

Os resultados das suas câmaras são...ok...nem bons, nem maus. Em condições de baixa luminosidade nem mesmo a abertura de f/1.7 da sua câmara principal consegue compensar e acabamos com uma imagem cheia de ruído digital.

Em condições de boa luminosidade os resultados já são melhores mas sentimos uma névoa fria e azulada sobre toda a fotografia. Os detalhes também não abundam e o equilíbrio de brancos deixa muito a desejar. Temos áreas claramente sobrepostas (demasiado claras) e outras zonas em total escuridão.

Câmaras de 13MP, principal e secundária

Para Selfies é uma boa câmara graças aos seus modos de software, filtros, resolução de 13MP, flash LED frontal e até a tela se ilumina ao máximo para dar mais luz aos teus auto-retratos.

Podia ser uma excelente "selfie-cam" se tivesse autofocus. Assim, terás que tirar mais algumas fotos no caso de algumas ficarem um pouco desfocadas. Contudo, sinto que ambos os Galaxy's são melhores a tirar selfies do que ao utilizar a câmara traseira principal.

Podes também gravar vídeo em Full-HD 1080p a 30fps e os resultados são agradáveis, ainda que muito longe de perfeitos ou comparáveis aos dos topos de gama ou mesmo aos Galaxy A de gama média.

Autonomia de Bateria do Galaxy J5 (2017) e Galaxy J7 (2017)

Equipados com 3000mAh e 3600mAh, com um processador bem eficiente a nível de consumo energético e especialmente no caso do Galaxy J5 (2017), uma tela de baixa resolução, temos aqui todos os ingredientes necessários para uma excelente autonomia.

Se procuras um smartphone com excelente autonomia de bateria os novos Samsung Galaxy J7 (2017) e Samsung Galaxy J5 (2017) são excelentes neste departamento. Para um dia de utilização intensa com jogos, comunicações, GPS, etc...ou para quase dois dias de autonomia se não jogares muito nestes smartphones.

Temos uma ótima gestão de energia graças aos vários modos do seu software, grandes baterias e processadores eficientes. Tudo isto contribui para resultados invejáveis neste departamento. Conseguirás cerca de 5 horas de ecrã ligado em ambos os terminais. Aqui sim, tive a maior surpresa dos novos Samsung Galaxy J7 (2017) e Samsung Galaxy J5 (2017).

Conclusão da análise aos Samsung Galaxy J7 (2017) e Samsung Galaxy J5 (2017)

São bem construídos, são até elegantes. Aguentarão umas quedas e o metal é sem dúvida uma mais valia, sendo os primeiros Galaxy J a trocar o plástico pelo alumínio. A sua interface é bem agradável e intuitiva. Terás, acima de tudo, uma boa ou mesmo excelente autonomia de bateria em ambos os Samsung Galaxy J7 (2017) e Samsung Galaxy J5 (2017).

As suas câmaras são o seu ponto menos surpreendente. São capazes de algumas fotos decentes e de umas boas selfies mas não esperes grandes resultados aqui. Por outro lado temos agora um leitor de impressões digitais que se revela bastante útil e rápido.

Não são perfeitos mas são muito cativantes. Possuem várias conectividades como o jack de 3.5, NFC, Radio FM e Bluetooth 4.1. Faltou só mesmo a porta USB do Tipo C. Sem esquecer, claro, o bom ecrã no Galaxy J7 (2017) e a medíocre tela do Galaxy J5 (2017). Ambos com uma performance aceitável para 2017, tendo o Galaxy J7 (2017) uma notória vantagem neste aspecto.

Para mais informações a Samsung, Apple e tudo sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Portugal pelo envio dos smartphones para Review / Análise.

Outros assuntos relevantes:

Nintendo 3DS XL Samus Edition já disponível, mas só nos EUA

Westerosi Rhapsody é o vídeo que junta Game of Thrones e Queen

Bem depois da PlayStation 4, Spotify fica disponível para a Xbox One

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.