Samsung Galaxy A3 (2016): Review/Análise em Português

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung é uma das marcas mais fortes e com maior reconhecimento em Portugal. Ao passo que os seus smartphones topo de gama têm feito virar muitas cabeças, raramente se presta atenção aos elementos de gama média. Pois bem, hoje vamos conhecer um dos seus novos smartphones, elegante e compacto, assim se pode descrever o novo Galaxy A3 (2016)!

Design e Qualidade de Construção

O novo Galaxy A3 (2016). Por último, as suas dimensões são:134.5 x 65.2 x 7.3 mm, (altura x largura x espessura) e o seu peso fica-se nas 132 gramas.

Vidro e Metal, uma combinação de luxo

Ecrã

O Galaxy A3 (2016) como meu equipamento diário não tive qualquer queixa relativamente à resposta do ecrã que, aliás, é protegido pelo vidro Gorilla Glass 4. Em suma, aquilo que, porventura, lhe poderá faltar em resolução, é compensado pelas cores vibrantes e com bastante saturação.

Cores vibrantes, resolução medíocre.

Desempenho e especificações

No seu interior temos um processador Snapdragon 410, um SoC quad-core a 1.5Ghz da Qualcomm, acompanhado pela gráfica Adreno 306 e por 1.5GB de memória RAM. Temos também 16GB de memória interna e possibilidade de expansão via microSD até 128GB (utilizando a 2ªslot para cartão SIM).

O Galaxy A3 (2016) consegue fazer todas as tarefas básicas e essenciais sem qualquer tipo de lentidão ou arrastamento, mesmo em tarefas mais exigentes como nos jogos mais actuais e com várias aplicações abertas, não encontrei qualquer tipo de frustrações durante as duas semanas em que o utilizei. Mentalizem-se, contudo, de que este equipamento não te dará aquela resposta imediata ao abrir aplicações e, por vezes, necessita de mais umas frações de segundo para fazer o que lhe é pedido.

Performance aceitável e sem frustrações

As suas especificações técnicas:

  • Ecrã de 4.7 polegadas Super AMOLED protegido por Gorilla Glass 4
  • Resolução HD 1080p com 312ppi
  • Processador Snapdragon 410, quad-core com 4 núcleos a 1.5Ghz
  • 1.5GB de memória RAM
  • 16GB de armazenamento interno expansível
  • Bateria de 2300 mAh
  • Android 5.1 Lollipop
  • Câmaras de 5 e 13MP

As câmaras do Galaxy A3 (2016)

As câmaras dos smartphones são cada vez mais utilizadas como principal meio de captura dos momentos mais relevantes do teu dia-a-dia e, consequentemente, é cada vez mais notória a sua importância na hora de escolher um novo equipamento. Posto isto, o Galaxy A3 (2016) tende a sobre-expor os tons claros e a "queimar" os brancos, resultando em fotos com pouca vivacidade. Já em ambientes com luz artificial a exposição é, regra geral, equilibrada e temos uns resultados agradáveis.

Em suma, esta câmara não surpreende mas, todavia, não desilude, conseguindo capturar os teus momentos mais importantes com uma qualidade aceitável e com vários modos na sua interface para tirares mais proveito das suas câmaras.

Câmaras de 5 e 13MP com resultados satisfatórios

Vê, aqui, todas as fotos capturadas com o Galaxy A3 (2016) em alta-resolução.

Por último, a gravação de vídeo neste Galaxy A3 (2016) também não desilude com ambas as câmaras a poder gravar em Full-HD (1080p), tendo o vídeo uma boa representação das cores e, regra geral, boa exposição, apesar de não termos aqui estabilização óptica da imagens e os detalhes não abundarem.

Aproveito ainda para fazer uma ressalva para a interface bastante intuitiva, recheada de funcionalidades e a possibilidade de abrir rapidamente a câmara ao pressionar rapidamente e duas vezes o botão físico "Home".

Autonomia de Bateria

No interior deste Galaxy A3 (2016) temos uma bateria de 2300mAh que te consegue dar autonomia para um dia inteiro com utilização intensa, com jogos, vídeos e várias conectividades. Já com uma utilização moderada a leve, conseguimos chegar até aos dois dias de autonomia com comunicações, web browsing, alguns vídeos e uso misto.

Conseguimos perto de 4 horas de ecrã ligado com a luminosidade automática, sendo estes resultados perfeitamente medíocres e superando as minhas expectativas para uma pequena bateria de 2300mAh.

Autonomia suficiente para um dia de uso intenso

Conclusão

O Galaxy A3 (2016) e não te esqueças de deixar o teu "Like" e aquela partilha!

Talvez queiras ver:

  • Umi Rome Review / Análise | 3GB de RAM e ecrã AMOLED chegará?
  • Análise / Review ao Huawei Nexus 6P : O topo de gama que a Google merece
  • ZTE Axon Mini Premium Edition Review/Análise | De Mini tem pouco

Análise em vídeo:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.