Rivian é a rival da Tesla que recebeu 500 milhões de dólares da Ford

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A Ford decidiu investir 500 milhões de dólares na Rivian, uma empresa de start-up de veículos elétricos. A Rivian é considerada uma potencial rival para a Tesla, caso tenham o capital suficiente.

A Rivian planeia fabricar uma carrinha e um veículo SUV até ao final do ano. Ambos os veículos serão considerados carros de luxo e poderão ser aliciantes para consumidores que gostam do estilo da Tesla.

Aparentemente, a Rivian está a reunir seguidores pois a Ford não foi a única a investir na empresa. A Amazon investiu cerca de 700 milhões de dólares em fevereiro.

Apesar dos investimentos, a empresa pretende manter-se independente. A Amazon recusou-se a explicar as razões específicas do seu investimento. Já os objetivos da Ford são bastante claros.

A Ford pretende atacar o mercado de veículos elétricos através da Rivian

O presidente da Ford, Wiliam C. Ford Jr, afirma que a empresa tem muito a aprender com a Rivian. Principalmente pela forma como lidam com os veículos elétricos com uma abordagem mais prematura.

Com a ascensão da Tesla como marca de referência dos veículos elétricos, as outras empresas não podiam ficar para atrás. A Ford assim pretende dar os próximos passos nesta nova e crescente indústria dos automóveis.

A Ford planeia gastar cerca de 11 mil milhões de dólares para desenvolver 12 modelos de veículos elétricos. A empresa pretende utilizar o estilo de chassis da Rivian para alguns dos modelos.

Quem é a Rivian?

A Rivian foi fundada em 2009 pelo engenheiro R.J. Scaringe. O mesmo apresentou um camião e uma carrinha SUV com cada modelo tendo um chassis com um formato parecido ao de um skate.

O chassis contém todos os componentes que alimentam o veículo como a bateria, suspensões, sistema de refrigeração e quatro motores elétricos. A Rivian afirma que uma carga total da bateria renderá mais de 600 quilómetros de viagem.

Esta parceria com a Ford surgiu de várias conversas que a Rivian teve com outras fabricantes. Scaringe afirma que ele e Ford Jr partilham a mesma visão onde o futuro dos veículos está na electricidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • Honor 20 Pro 'perdeu-se' no comboio! Marca dá 5 mil euros a quem o encontrar
  • Xiaomi lança uma "mota" elétrica por 400€ que não precisas de carta para conduzir
  • Xiaomi Redmi Y3 é oficial e promete selfies de alto nível com preço 'budget'
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.