Revolução na Ciência? Estudiosos dão passo gigante na luta contra doenças neuronais

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Na Universidade de Aberdeen (AU), na Escócia, foi desenvolvido um teste capaz de detetar doenças do neurónio motor. O estudo chama-se “TDP-43” e consegue identificar sinais de doença antes de haver sintomas.

De acordo com a Sky News, os cientistas conseguem observar proteínas celulares danificadas em tecido cerebral. Recorde-se que este tipo de doença tende a piorar com o tempo e reduz, significativamente, a esperança média de vida.

Quanto à informação obtida pelos estudiosos de Aberdeen, estes acreditam que detetar rápido pode ser fundamental. No entender de Holly Spence, da AU, “com uma melhor capacidade de detetar doenças, poderemos diagnosticar mais cedo, quando os medicamentos terapêuticos poderão ser muito mais eficazes” (via Sky News).

A doença acontece devido a uma acumulação excessiva de proteínas no cérebro

Cientistas Neurónio IA
Imagem Ilustrativa (Copilot AI)

Como refere a mesma fonte de informação, as doenças do neurónio motor são causadas pela acumulação indevida de proteínas. Estas concentram-se no cérebro e levam a que os neurónios motores deixem de comunicar com os músculos.

Em relação a sintomas associados à doença, a fala arrastada é um deles. Para além disso, o aparecimento de cãibras, perda de peso e espasmos musculares são indicadores da doença.

A ferramenta elaborada na Universidade de Aberdeen consegue identificar o local preciso em que há acumulação de proteínas. De acordo com a Doutora Jenna Gregory, da AU, torna-se possível identificar os aglomerados tóxicos “com maior precisão do que nunca”.

Os cientistas acreditam que a descoberta pode ser um game-changer

Nesse sentido, o Doutor Brian Dickie, diretor de pesquisa, corrobora a ideia de Gregory. "Como o tratamento não começa até que a doença seja diagnosticada, esperamos que uma intervenção precoce também signifique que os tratamentos sejam mais eficazes", refere.

Os cientistas acreditam que esta descoberta pode ser um game-changer no diagnóstico de doenças do neurónio motor.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.