Realidade Aumentada em cirurgia: inovação com o Apple Vision Pro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Recentemente, uma equipa britânica de médicos usou o Apple Vision Pro numa cirurgia à coluna de um paciente, em Londres.

Em entrevista aos meios de comunicação, a assistente cirúrgica Suvi Verho elogiou o dispositivo da Apple, chegando mesmo a afirmar que devido aos resultados obtidos, o dispositivo pode revolucionar o campo da cirurgia no futuro.

Apple Vision Pro substitui Microsoft HoloLens 2

imagem de uma sala de cirurgia
A equipa médica britânica mostrou-se bastante satisfeita com os resultados do Apple Vision Pro Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Esta não é a primeira vez que esta equipa recorre à tecnologia de Realidade Aumentada para efetuar cirurgias. Habitualmente, nesta sala de operações era utilizado o Microsoft HoloLens 2, mas desta vez, este dispositivo foi substituído pelo Apple Vision Pro.

Em declarações à imprensa, a assistente Suvi Verho elogia o dispositivo da Apple e parece sugerir que este pode fornecer uma atualização significativa face ao modelo da Microsoft.

O cirurgião Syed Aftab, outro elemento desta equipa médica, explica os benefícios do headset da Apple. “Durante uma cirurgia, muitas vezes, os enfermeiros trabalham com instrumentos desconhecidos.

Mas com o Apple Vision Pro podem aprender e adquirir experiência” em ambiente virtual, “reduzindo assim o tempo de aprendizagem dentro de uma sala de cirurgia real”.

Redução de margem de erro e mais precisão cirúrgica

Mas, de acordo com esta equipa de cirurgiões, existe ainda outra vantagem bastante relevante. O Vision Pro permite visualizar e aceder aos instrumentos, dentro do campo operatório, o que tem potencial para melhorar a “precisão cirúrgica, reduzir a margem de erro e melhorar a eficiência geral”.

Para já, estes testes funcionam apenas como casos de estudo, mas é provável que num futuro a médio prazo, o Apple Vision Pro possa acumular mais uma função ao seu currículo, funcionando também como instrumento cirúrgico.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt