Quanta memória RAM é necessária num smartphone em 2024?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Quando as marcas anunciam smartphones com uns impressionantes 24 GB de RAM, muitos questionam-se se é realmente necessário. No entanto, para responder a essa questão, é necessário perceber qual é o mínimo atualmente exigido.

Ora, saber quanta memória RAM necessitas no teu smartphone varia consoante o tipo de utilização que lhe darás. Ainda assim, a maioria tende a concordar que o ideal, em 2024, será ter entre 6 GB a 8 GB de RAM. Uma recomendação generalizada e suportada por vários testes realizados por várias entidades.

Equipamentos com 12 GB de RAM ou mais irão, naturalmente, possibilitar manter mais aplicações abertas em simultâneo. Algo que se poderá tornar essencial a longo prazo, assumindo que as aplicações do futuro necessitarão de ainda mais RAM para funcionarem em pleno.

O que é a memória RAM e como funciona?

Importa esclarecer o que é a memória RAM e como esta funciona. RAM significa Random Access Memory (memória de acesso temporário) e como o nome indica armazena informação temporariamente. Ou seja, sempre que desligas o smartphone esta é apagada.

smartphone RAM
Imagem criada por IA Microsoft Designer

Quando tens uma aplicação aberta, esta armazena parte da sua informação na memória RAM para conseguir funcionar. Quantas mais aplicações estiverem abertas em simultâneo, mais informação será guardada neste tipo de memória.

Contudo, esta memória é finita e quando o espaço acabar, terão de ser tomadas medidas para libertar espaço. Quando isso se verifica, muitas vezes o que acontece é que o sistema operativo fecha as aplicações mais antigas para garantir o espaço necessário para o funcionamento das mais recentes.

Nesse caso, quando queres voltar a usar uma dessas aplicações, o sistema operativo tem de ir buscar a informação novamente ao armazenamento do smartphone. Consequentemente, terá de carregar novamente a aplicação e as suas informações para a memória RAM.

Importa ainda dizer que a memória RAM é bem mais veloz que a memória de armazenamento do smartphone. Portanto, quantas mais aplicações estiverem abertas em RAM, mais rápida será a experiência de utilização.

Tudo dependerá das aplicações que quiseres usar

Feita a explicação do que é a memória RAM, importa agora olhar para cada utilizador. Na hora de comprares um smartphone novo, deves pensar no tipo de utilização que lhe darás.

Tem em mente que diferentes tipos de aplicações requerem diferentes quantidades de memória RAM. Por exemplo, jogos ou aplicações de edição de fotografia e vídeo irão necessitar de mais memória RAM que redes sociais ou um navegador de internet.

Aplicações como o WhatsApp ou Youtube podem necessitar de 250 MB ou 650 MB para funcionar. Por outro lado, jogos mais poderosos podem ultrapassar o 1 GB, assim como um browser com vários separadores abertos em simultâneo.

Assim sendo, para alguém que use o seu smartphone para coisas simples, um modelo com 4 GB de RAM pode ser suficiente. No entanto, este deve ter em mente que quantas mais apps abrir em simultâneo, menor será o desempenho.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.