Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Próximo iPhone SE 4 vai perder valor à velocidade da luz

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Só em 2025 é que a Apple vai lançar uma nova versão SE do seu smartphone icónico. Espera-se que o iPhone SE 4 chegue com atualizações significativas, mas, à semelhança do que já aconteceu com outras versões, vai perder valor à velocidade da luz. Conhece aqui a razão.

Versões acessíveis da Apple perdem valor mais rapidamente

iPhone SE
O último iPhone SE foi lançado em março de 2022 Crédito@Apple

De acordo com o site SellCell as versões SE do iPhone, tendencialmente, perdem valor de uma forma mais acelerada do que as variantes “normais” do smartphone da Apple.

A razão para isso acontecer é exatamente o seu preço acessível. Para terem um preço mais baixo, estes modelos contam com tecnologia mais antiga e especificações menos avançadas.

Tal significa que vão tornar-se obsoletos mais rapidamente do que as variantes base de cada série, por exemplo. E esta é uma questão que os utilizadores valorizam.

Segundo o referido site, os consumidores mostram alguma preocupação com o facto de uma versão SE do iPhone ser um mau investimento. As razões apresentadas para essa preocupação é a ausência da mais recente tecnologia neste tipo de modelos.

Pela mesma razão, preferem fazer um investimento maior, ou seja, pagar mais, para ter acesso a especificações mais avançadas e a tecnologia que pode ser mais duradoura no tempo, demorando mais tempo a chegar ao nível obsoleto.

Possivelmente, é também por esta razão que, nos últimos anos, o segmento premium do mercado de smartphones regista uma tendência de crescimento, a nível global.

O que é esperado no iPhone SE 4

Mas ainda que possa ser um modelo com uma rápida desvalorização, o iPhone SE 4 vai ser alvo de atualizações significativas, face ao modelo anterior.

Em primeiro lugar, deve colocar-se em linha com os restantes modelos e passar a integrar uma entrada USB-C e também um botão de ação.

Dizem os rumores que o painel LCD de 4,7 polegadas também vai ser substituído por um novo ecrã OLED com 6,1 polegadas de tamanho.

Por último, mas não menos importante, esta será a primeira variante SE a contar com Face ID, logo irá fazer o desbloqueio do telefone através do reconhecimento facial.

Com todas estas novidades, é igualmente esperado um aumento no seu preço. Não sabemos se será tão significativo como a atualização das suas especificações, mas sem dúvida que poderá ser mais um fator de preocupação no que respeita à sua rápida desvalorização.

Mas até 2025, os potenciais interessados num iPhone SE podem adquiri-lo no site oficial da marca por um custo a começar nos 549 €.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt