Programador usa Raspberry Pi e IA para sabotar colunas Bluetooth do vizinho

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

As relações entre vizinhos podem ser complicadas, sobretudo se um deles tiver o hábito de todas as manhãs colocar a música nas alturas. Era isso que acontecia com Roni Bandini, um programador, que decidiu usar a criatividade para acabar com este padrão.

Cansado na música do seu vizinho, este socorreu-se de um Raspeberry Pi e da Inteligência Artificial (IA) para hackear as suas colunas Bluetooth. O objetivo passa por distorcer o som reproduzido ao ponto de o próprio vizinho ver-se obrigado a desligar a música.

Bandini treinou o seu equipamento para identificar música Reggaeton e distorcer o som das colunas

Bandini explica na plataforma Hackster este seu irreverente projeto. Cansado de ouvir todos os dias, pelas 9h00 da manhã, a música do vizinho nas alturas, ele deparou-se com dois cenários: confrontar o vizinho ou usar a IA para criar uma solução criativa para o problema.

Reggaeton Be Gone
Eis o "Reggaeton Be Gone" - Créditos: Roni Bandini

Ele acabou por optar pela segunda opção, tal como já deves ter percebido. Para isso, criou um dispositivo ao qual chamou "Reggaeton Be Gone" para desencorajar o seu vizinho a este hábito matinal.

Esse dispositivo utiliza um modelo de machine learning treinado para reconhecer o estilo de música Reggaeton. Quando esse tipo de música é detetado, ele emite um sinal que irá interferir com colunas Bluetooth próximas e distorcer o som emitido.

Para este projeto, Roni Bandini utilizou um Raspeberry Pi 3 B+, um ecrã OLED DFRobot, um microfone USB e um botão para controlar quando o sistema deve procurar por música. Além disso, usou um sistema de IA baseada no Edge Impulse para fazer o reconhecimento da música em reprodução.

Tal como ele explica, existem modelos de IA capazes de classificar diferentes tipos de música, porém, não encontrou um que identificasse o Reggaeton. Assim sendo, ele decidiu treinar o seu modelo de IA para que este consiga identificar este estilo musical.

Agora, o seu "Reggaeton Be Gone" é capaz de reconhecer sempre que uma música do estilo Reggaeton é tocada. Quando isso acontece, o som emitido pelas colunas é distorcido ao ponto de ser o próprio vizinho a desligar a música.

Bandini explica que este sistema só funcionará se estiver perto das colunas que tenta intercetar e que nem todas as colunas Bluetooth são vulneráveis ao mesmo. Se quiseres conhecer em pormenor como ele desenvolveu este projeto, podes ler as explicações deixadas pelo próprio na plataforma Hackster.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.