Processadores Intel de 10nm podem chegar apenas em 2022

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Desenganem-se todos os que pensavam que veríamos processadores Intel de 10nm ainda este ano. Segundo um roadmap (roteiro) que apareceu na internet, ficamos com a ideia de que a Intel não apostará neste processo antes de 2022.

Olhando para este gráfico, todos aqueles que esperavam avanços por parte da Intel neste campo, ainda terão de esperar. Os 10nm são uma verdadeira pedra no sapato da Intel, já que originalmente 2015 era o ano planeado para lançar esta tecnologia.

Problemas de rendimento estão na causa de todo este adiamento. E este gráfico não nos pinta qualquer quadro de esperança. Neste momento, o grande foco da Intel parece ser os Ice Lake construídos sob o processo 10nm+, que poderão chegar aos portáteis no final deste ano.

Segundo esta fonte, até ao final de 2021 a Intel vai apostar nos 14nm para desktop

Estes roteiros difundidos pelo site Tweakers já datam de 2018, e parece que já aí a Intel não tinha planos para 10nm nos seus processadores. Se tivermos em conta estes dados, pelo menos até ao final de 2021, as versões desktop da Intel serão sempre de 14nm.

O que tem a Intel a dizer sobre o assunto?

A Intel já se recusou a comentar este assunto. A fabricante não confirma nem desmente a veracidade destes roteiros, o que nos leva a acreditar que a Intel quer deixar os entusiastas a falar sobre o assunto, e a especular o seu silêncio.

Numa altura em que se fala de forma tão insistente da aposta da AMD nos 7nm, é motivo para a Intel repensar a sua estratégia. A série Ryzen 3000 pode muito bem chegar aos consumidores já no próximo ano, pelo que a Intel precisa de dar corda aos sapatos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Intel Core de 9ª geração: versões para portátil também atingem 5GHz
  • Nubia Red Magic 3 envergonha Xiaomi Black Shark 2 em benchmark
  • Samsung Galaxy Note 10 terá uma variante com 5G, confirmado pela Verizon
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.