Porque é que este iPhone de 2007 pode bater recorde histórico em leilão?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Já passaram quase 20 anos desde o lançamento do primeiro iPhone, pelo que a versão original, cada vez mais, é quase como se fosse uma peça para coleção. Tal como refere a Tech Radar, há um exemplar deste telemóvel que irá ser leiloado e que tem potencial para quebrar todos os recordes de preço já vistos.

A reportagem foi levada a cabo pela 9to5Mac, especialista em assuntos Apple, que descobriu que um modelo original de iPhone de 4GB será disputado na empresa de leilões LCG. Os valores propostos, para a obtenção deste telemóvel de 2007, começaram na ordem dos 10.000 dólares, sendo que a fasquia tem aumentado. Tanto é que a própria LCG estima que o valor final possa superar os 100.000 dólares.

Em julho, foi leiloado um iPhone por cerca de 190.000 dólares

Relembre-se que há pouco menos de um ano, em julho de 2023, leiloou-se um iPhone por um valor recorde de cerca de 190.000 dólares, ou seja, cerca de 170.000€. Quando esse mesmo telemóvel foi lançado custava cerca de 500 dólares (457€).

Ainda que seja um valor elevado, há esperança de que o recorde possa ser batido. Tal como refere o Tech Radar, as licitações terminam no dia 24 de março, pelo que ainda falta aguardar cerca de duas semanas para ver se os 190.000 dólares são ultrapassados ou não.

Principalmente para os fãs da Apple, o primeiro iPhone carrega consigo um valor histórico assinalável, devido à importância que este tipo de telemóveis tem demonstrado nos últimos anos. A história diz-nos, por exemplo, que o iPhone teve um papel determinante na diminuição da procura de telemóveis Nokia.

iPhone 1 leilão
Imagem Ilustrativa (via Wikipedia e Pexels)

Este iPhone é raro também por só ter 4 GB de armazenamento

Para além disso, este iPhone a ser leiloado na LCG tem outra particularidade. O telemóvel apresenta 4GB de armazenamento, sendo que apenas se venderam telemóveis com essa capacidade durante dois meses. Depois disso, a série foi descontinuada e apareceu uma versão com 8 GB.

Por isso mesmo, este iPhone torna-se ainda mais raro, o que pode, eventualmente, suscitar o interesse do público em aumentar o preço. Acerca deste leilão, a LCG Auctions refere que este iPhone é uma espécie de “Santo Graal entre os colecionadores de iPhone” (via Tech Radar).

De momento, sabe-se que o telemóvel se encontra em perfeitas condições e bastante apetecível para o comprador. Associando isto à raridade deste iPhone de 4 GB, pode ser que se volte a bater mais um recorde.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.