Pokémon Go com enorme queda de receitas em 2023

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

As últimas contas não foram motivo de grande alegria para o Pokémon Go. De acordo com o relatório que é divulgado pelo Statista, o videojogo em questão gerou cerca de 526 milhões de euros em receitas, no ano de 2023, o que representa um decréscimo significativo, em relação ao que se observava em anos anteriores.

Para todos os jogadores, não será propriamente uma novidade dizer que o Pokémon Go teve enorme destaque aquando do seu lançamento, em 2016. Tal como refere a Game Rant, um dos grandes motivos deste sucesso foi o facto do videojogo conseguir fazer com que os jogadores fossem verdadeiros "treinadores" da vida real.

De forma a tentar manter o jogo apelativo, a Niantic, empresa que oferece suporte ao Pokemón Go, continua a fazer atualizações, de modo a melhorar o jogo o máximo possível. Recentemente, destacam-se, por exemplo, o acrescento do Shadow Raids e do Party Play, que dá a possibilidade aos treinadores de se juntarem aos amigos, fazendo do Pokémon Go um jogo ainda mais interativo.

Receita mais baixa desde 2017

Foto de uma mão a segurar num objeto alusivo a Pokemón
Foto Ilustrativa de Pokémon: (via Pexels)

Ainda assim, todos os esforços continuam a parecer poucos. À luz do que sugere o Statista, foi o pior recorde desde 2017, em que o saldo tinha sido ainda mais negativo, com cerca de 412 milhões de euros arrecadados. A título de curiosidade, recorde-se que o Pokemón Go chegou a gerar, nada mais nada menos, do que 843 milhões de euros, no ano de 2020. Foi o maior valor alguma vez registado pelo videojogo em questão.

Na origem desta queda, existem dois motivos principais que, tal como refere a Game Rant, é preciso ter em conta. Em primeiro lugar, houve um aumento de preço dos Remote Passes. Para além disso, há ainda a considerar uma ação por parte da Niantic, que não terá agradado muito aos jogadores. Neste caso, aumentaram o preço das PokeCoins sem que antes o tivessem avisado.

O Pokémon Go já viu melhores dias, é um facto. Ainda assim, é importante deixar a ressalva que este tipo de oscilações nos jogos não são propriamente uma novidade. O jogo continua a tentar evoluir e a melhorar a jogabilidade, mas a questão que se coloca é: será que 2024 será o ano em que o Pokémon Go se reergue ou irá continuar a cair a pique?

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.