Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

PlayStation Portal review: o amigo portátil da tua PS5

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 7 min.

PlayStation Portal

PlayStation Portal
★★★★☆4Bom

O PlayStation Portal é um reprodutor remoto dedicado para os jogadores de PlayStation 5. Permite tirar partido das funcionalidades exclusivas do DualSense, tem uma construção robusta e um ecrã de boa qualidade. No entanto, está dependente de uma boa ligação à internet, não tem brilho automático nem Bluetooth.

É um dispositivo ideal para sessões de jogo mais casuais, para quem tem a televisão ocupada ou para quem viaja muito e tem acesso a uma boa ligação à internet.

Prós
  • Solução nativa para Remote Play da PlayStation 5

  • DualSense com funções como movimento, feedback háptico e microfone

  • Ecrã de boa qualidade

  • Construção robusta

Contras
  • Dependente de uma ligação estável à internet e da PS5 ligada

  • Não tem Bluetooth

  • Não tem brilho automático

O PlayStation Portal foi um dos mais recentes acessórios a ser lançado para a consola desta geração da Sony. À primeira vista pode parecer uma consola portátil mas é, na verdade, um reprodutor remoto portátil.

Chegou a Portugal por 219,99 €, mas será que vale o preço que custa? Testei-o ao longo das últimas semanas, e neste artigo dou-te a minha opinião sobre ele. Afinal para quem é o PlayStation Portal?

Principais especificações do PlayStation Portal

  • Ecrã: 8 polegadas, 60 Hz, Full HD, LCD
  • Conetividade: Wi-Fi 5, PS Link, USB-C e jack 3,5 mm
  • Peso e dimensões: 1,19 kg; 10 x 5 x 1,27 cm
  • Bateria: entre 4 a 5 horas

PlayStation Portal

A nossa opinião sobre o PlayStation Portal

O PlayStation Portal é um acessório nativo para a PlayStation 5. Compromete-se a reproduzir remotamente os teus jogos, desde que tenhas uma ligação Wi-Fi estável. Ou seja, não esperes instalar aqui jogos nativamente para jogar offline. Nem é isso que a Sony promete.

Um dispositivo conveniente

Este é um dispositivo que se destaca pela sua conveniência. Poderás dizer, e com razão, que usa o mesmo serviço de Remote Play que qualquer outro smartphone, tablet ou computador pode usar. Mas há aqui algumas vantagens.

A principal é o facto de ter um dispositivo totalmente focalizado para jogar remotamente PlayStation 5. Isso significa que tens um ecrã de 8 polegadas com um DualSense ‘cortado ao meio’ nas pontas.

PlayStation Portal

DualSense em todo o seu esplendor

Esse DualSense embutido dá-te a possibilidade de tirares partido de funcionalidades como o feedback háptico, microfone ou movimento. Algo que não fica ativo se simplesmente ligares o DualSense ao teu smartphone para fazer Remote Play.

Outra grande vantagem, muitas vezes descurada, é o facto de ser um produto gaming por si. Enquanto estiveres a jogar, não vais ter distrações daquela mensagem no WhatsApp ou de alguma notificação chata do trabalho.

É claro que há algumas coisas a ter em conta. Tal como para jogar Remote Play noutro dispositivo, a tua consola tem de ficar ligada em modo repouso, com Wi-fi ativo e ficará ligada durante a operação do teu Portal. Perante esse cenário, só tens de garantir que o teu Portal está ligado a uma rede Wi-Fi estável.

PlayStation Portal

Só precisas de uma ligação estável à internet

Pela minha experiência, cumpre bem o que promete. Não andei com ele na rua ou ligado. Mas usei-o ligado pela casa, em casa dos meus pais e num hotel e posso dizer-te que não tive dificuldades em jogar os meus jogos. É claro que ficarás sempre limitado à qualidade da tua rede de casa ou à qualidade da rede onde jogares.

Após a primeira utilização, em que tens de fazer as ligações habituais à tua conta e à rede, a utilização do PlayStation Portal é bastante simples. Sempre que o ligas a uma rede conhecida, é provável que ao fim de 30 segundos estejas pronto para jogar sem quaisquer problemas.

Como em qualquer ligação Wi-Fi, tens de contar com alguns congelamentos aqui e ali se te deslocares para zonas da casa onde a rede é mais fraca. Mas se tiveres uma rede onde não há ‘zonas mortas’, não terás problemas em jogar onde te apetecer as tuas sessões de Gran Turismo 7 ou God of War.

PlayStation Portal

Construção robusta e boa qualidade de ecrã

O Portal dá a sensação de ser um produto bastante robusto e bem construído. Algo que a Sony já nos habituou noutros equipamentos. Um ponto que vais notar é que os analógicos são mais pequenos que no DualSense original, mas nada que vá afetar a tua experiência de jogo. Muito pelo contrário. Até ajuda se tiveres de guardar o Portal numa mochila, por exemplo.

Quanto à qualidade do ecrã e do áudio, diria que são satisfatórias pelo preço. É um ecrã LCD de 8 polegadas com resolução Full HD, adequada para este tamanho. É claro que os jogadores mais exigentes gostariam de poder desfrutar de taxa de atualização superior a 60 Hz.

O áudio que sai das colunas do PlayStation Portal também não te vai defraudar, tendo em conta o tamanho do dispositivo. E nesse campo, há que notar que podes usar uns PlayStation Pulse ou Explore ligados ao dispositivo. Além disso, também podes usar uns auscultadores ligados pela porta jack 3,5 mm.

PlayStation Portal

A bateria, pela minha utilização, dura entre 4 a 5 horas numa utilização normal, o que considero bastante satisfatório. Nada te impede de ter uma powerbank, ou já que vais jogar em casa, simplesmente ligar um cabo à porta USB-C enquanto jogas. Esta encontra-se numa zona em que não é nada problemático carregar enquanto se joga.

Ausência de Bluetooth

É claro que nem tudo são rosas. Para um produto lançado em 2023, seria de esperar que fosse além de Wi-Fi 5. Ainda por cima tendo em conta que se foca em streaming. Outro ponto a ter em conta na conetividade é a ausência de Bluetooth: ou seja, não podes ligar os teus auriculares sem fios aqui (a não ser que tenhas uns da PlayStation). Mas isso também já acontece na consola.

Experimentei os Pulse Elite com o PlayStation Portal e é sem surpresas que te digo que funcionam muito bem. A latência, para a minha utilização mais casual, é inexistente. E por falar em latência no geral, os jogadores mais exigentes saberão que esta não é a melhor forma de jogar competitivamente. Temos a latência própria de reprodução remota. Mas nada problemático e que não estivéssemos à espera.

PlayStation Portal

Outro pormenor sobre o ecrã é que não possui sensor para brilho automático. Isto significa que se variares de ambiente tens de fazer a alteração do brilho de forma manual. Não é especialmente problemático num dispositivo que se vai jogar maioritariamente dentro de portas, mas seria uma adição que gostaríamos de ter.

Conclusão: o reprodutor remoto tudo-em-um

Pesando os prós e os contras, o PlayStation Portal é o reprodutor remoto tudo-em-um que poderá agradar a muitos utilizadores. Sim, podes ter uma experiência semelhante a jogar no smartphone com o teu DualSense. Mas este é um dispositivo dedicado só para isso.

Se usar o meu iPad tenho um ecrã maior para jogar remotamente e se usar o iPhone com um Gamesir G8 Galileo tenho uma experiência mais portátil. Contudo, a experiência com o Portal resume-se a pegar e jogar.

PlayStation Portal

É um dispositivo que aposta na conveniência para simplesmente jogares em casa quando alguém estiver a usar a TV em qualquer divisão onde tenhas boa ligação. Fora de casa também o podes fazer, sempre com a lembrança de que é necessário uma conexão estável à Internet.

Só com o Portal é que consegues tirar partido, remotamente, de funções como o feedback háptico ou o movimento do DualSense. E o ecrã tem uma qualidade satisfatória, sendo que a construção é robusta para o preço pedido.

É claro que há pontos menos positivos. Além de já teres um smartphone no bolso que faz algo parecido ou estares dependente da ligação à internet, o dispositivo também não tem brilho automático ou Bluetooth. Isto significa que o brilho tem de ser adaptado manualmente e só pode usar auscultadores ou auriculares com PS Link.

PlayStation Portal

PlayStation Portal

  • Ecrã: 8 polegadas, 60 Hz, Full HD, LCD
  • Conetividade: Wi-Fi 5, PS Link, USB-C e jack 3,5 mm
  • Peso e dimensões: 1,19 kg; 10 x 5 x 1,27 cm
  • Bateria: entre 4 a 5 horas

A custar 219,99 €, o PlayStation Portal não tem um preço propriamente alto para a sua qualidade. É um produto recomendado para pais ou jogadores que simplesmente querem jogar, mas têm a televisão da PS5 ocupada. E para quem viaja muito também pode ser uma solução interessante.

Se não vês vantagens nos principais prós deste produto, é porque o Portal provavelmente não é para ti. Para os outros, é um produto que pode fazer sentido. A verdade é que nos dias de teste dei por mim a ligar muito menos vezes a TV para jogar. E isso é o melhor elogio que se pode fazer ao Portal.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.