Playstation 5 e nova Xbox podem chegar mais cedo que o esperado

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A notícia já tinha sido difundida pelo leaker Apisak em fevereiro. Este foi o primeiro a mostrar que o chip AMD Gonzalo seria aquele que controlaria as operações da Playstation 5 e próxima Xbox. Apisak dá agora conta da entrada deste na base de dados da 3DMark.

Basicamente este é o sítio onde a AMD e a OEM realizam os testes preliminares a estas amostras de processadores. Especula-se que o processador AMD Gonzalo tenha oito núcleos físicos. Este contará com uma velocidade de clock base de 1.6GHZ e 3.2GHz em boost. Contudo, devemos ter atenção que estamos falar em contexto de rumores.

Outra questão notada por Apisak é que o nome de código do processador começa por Z. O que significa que este se trata de uma amostra de qualificação. Perante tudo isto, o estágio de produção pode estar mais perto do que pensamos, tanto para a PS5, como para a próxima Xbox.

Novas consolas devem chegar já em 2020

De acordo com estes rumores, pode demorar três meses para este processador poder entrar em fase de produção. Ainda que possa parecer possível um lançamento ainda este ano, tal é muito pouco provável. Continuamos a acreditar que 2020 verá o lançamento de novas versões das plataformas de Sony e Microsoft.

A Microsoft pode trazer novidades sobre a sua consola na Electronic Entertainment Expo, onde esta deverá fazer vários anúncios. A Sony não vai estar presente no evento, mas à medida que 2019 avança, vamos certamente conhecer mais novidades sobre ambas as consolas.

A verdade é que cada vez mais esta geração de consolas se aproxima do fim. É uma questão de tempo até termos novas consolas à porta, com a Google Stadia a juntar-se à festa. Para já comentamos apenas rumores, mas é uma questão de tempo até que vejamos algo mais palpável.

Editores 4gnews recomendam:

  • Obrigado, Sony! Já vais poder mudar o teu ID na PlayStation 4
  • Será assim o comando da PlayStation 5?
  • Nvidia: Ray Tracing chega às gráficas antigas e já desilude

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.