Plataforma IA NVIDIA envolvida em processo de direitos de autor

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A NVIDIA está agora envolvida num processo judicial que envolve a sua tecnologia de Inteligência Artificial. Três autores acusam a empresa de ter violado os direitos de autor com a sua plataforma de IA generativa.

Tudo porque, alegadamente, a NVIDIA utilizou, sem autorização, livros protegidos por direitos de autor para ensinar a plataforma NeMo.

Processo refere-se a quase 200 mil livros

imagem alusiva à Inteligência Artificial
NVIDIA está a ser alvo de uma ação judicial coletiva Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Os autores Brian Keene, Abdi Nazemian e Stewart O'Nan afirmam que os seus trabalhos estão incluídos num conjunto de dados de quase 200 mil livros que a NVIDIA usou para treinar a sua plataforma NeMo. Esta é a acusação base do processo judicial agora movido, nos EUA, contra a empresa.

Esta ação coletiva procura obter indeminizações não especificadas para todos os autores nos EUA, cujas obras protegidas pelos direitos de autor, tenham sido utilizadas para treinar os grandes modelos de linguagem, incluídos na plataforma NeMo, nos últimos três anos.

Entre as obras citadas neste processo estão o romance Ghost Walk de 2008 de Brian Keene, Like a Love Story de Abdi Nazemian publicado em 2019 e ainda Last Night at the Lobster de Stewart O'Nan, uma edição de 2007.

Ação da NVIDIA vista como admissão de culpa

Antes de ser alvo deste processo, a NVIDIA agiu. Em outubro de 2023, procedeu à remoção de um conjunto de dados, devido às alegações de violação de direitos de autor.

Mas até esta ação da NVIDIA está a ter consequências. Os mentores deste processo judicial veem essa ação como uma admissão de culpa. Por outro lado, esta ação também não teve a capacidade de evitar que a NVIDIA se visse a braços com o sistema judicial.

A NVIDIA junta-se agora à lista de empresas envolvidas em plataformas de IA que já foram alvo de acusações semelhantes.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt