Pilotos robots? Conhece o PIBOT, o "humanóide" que controla aviões

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Nos últimos tempos, o Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST) tem estado a desenvolver um robot humanóide com a capacidade de pilotar aviões. Os “pilotos” em questão estão a ser desenvolvidos para terem uma “precisão incomparável” e fazerem evoluir ainda mais o setor da aviação.

A tecnologia em questão chama-se PIBOT e está a ser projetada para conseguir operar dentro de uma aeronave pensada para humanos. De acordo com a Supercar Blondie, os grandes avanços que se têm visto, nos últimos tempos, em termos de Inteligência Artificial (IA), têm feito com que o PIBOT tenha aprimorado várias técnicas.

Entre estas, a capacidade de manipular os controlos de voo com a mesma perícia que um piloto experiente. Ao que tudo indica, o robot humanóide terá a capacidade de pilotar o avião com sucesso, mesmo em casos extremos, provocados pela oscilação das condições meteorológicas.

O PIBOT consegue interiorizar manuais feitos a partir de linguagem natural

Robot PIVOT
Robot Humanóide PIBOT (via KAIST)

Outro dos aspetos destacados pela Supercar Blondie prende-se com a capacidade do PIBOT, em tempo real, obter uma visão daquilo que se encontra à volta da aeronave. Tal é possível, devido à implementação de câmaras externas. Já as câmaras internas, por sua vez, permitem gerir várias funcionalidades no painel de controlo.

Ainda assim, a característica que mais tem impressionado no PIBOT é o facto deste conseguir interiorizar manuais complexos feitos a partir de linguagem natural. Com o domínio deste recurso, o robot humanóide apresenta uma grande capacidade de adaptação em diferentes aeronaves.

Espera-se que o PIBOT consiga comunicar através de voz

Sendo um robot, espera-se que o PIBOT consiga armazenar maiores quantidades de informação, em comparação com um piloto humano. De acordo com a mesma fonte de informação, esta nova implementação trata-se, não de uma substituição, mas de uma parceria entre homem e robot, que visa tornar os voos mais seguros e eficazes.

O PIBOT ainda se encontra em fase de desenvolvimento, contudo espera-se que a sua propensão ao erro seja mínima. Outra característica que também pode aumentar a sua eficiência é a aptidão para comunicar, através da voz, com controladores de tráfego aéreo ou até elementos do cockpit.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.