Pesquisa Google em anónimo não é verdadeiramente anónimo

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A pesquisa Google é uma das ferramentas mais usadas em todo o mundo, seja a pesquisa normal ou em anónimo. A pesquisa Google em anónimo é possível de forma simples e o que pensamos de imediato é que estás salvo do "Big brother". Infelizmente não é bem assim.

Não vamos falar de ISP (operadoras) saberem na mesma onde é que és conectado mesmo quando navegas em anónimo, ou se o que estás a escrever no teclado fica ou não registado. Ou seja, vamos olhar diretamente para a pesquisa Google. O que realmente pesquisas é ou não anónimo?

Vê ainda: OnePlus: Afinal o OnePlus 7 não será o primeiro com o Snapdragon 855

De acordo com o estudo do DuckDuckGo, a resposta é um claro não! Segundo o estudo a Google continua-te a dar resultados personalizados na pesquisa Google mesmo quando estás em anónimo.

Estudos referem que a pesquisa Google em anónimo não são anónimas

Escusado será dizer que a empresa de Mountain View vive de informação. A informação dá-lhes mais conhecimento para encaminhar publicidades que tenhas interesse e pesquisas que são mais relevantes para ti. Ou seja, a probabilidade de na pesquisa Google teres um resultado a uma pesquisa de um site que visitas regularmente (ou que partilha a tua opinião) é maior.

Assim sendo, teoricamente, em anónimo tal não devia acontecer. Isto é, se estás em anónimo, a Google não devia saber os teus gostos e preferências. Algo que não é o caso.

O estudo do DuckDuckGo, que podes ver aqui completo e vale a pena, conclui que a pesquisa Google em anónimo continua a oferecer a preferência do utilizador.

Para isso o DuckDuckGo utilizou temas controversos e que nem todas as pessoas concordam. Por exemplo, "controlo de armas". Fizeram 87 pessoas ao longo dos EUA pesquisar em anónimo e os resultados foram diferentes. Algo que (teoricamente) não devia acontecer.

Ou seja, se estás em incógnito não devia existir nenhum tipo de filtro na procura e nos resultados.

A Google negou que tal acontece e referiu vários exemplos onde a empresa de Mountain View tem melhorado a Internet. Podemos também alegar que a DuckDuckGo (concorrente) só está a fazer isto para ganhar mais notoriedade. Porém, contra factos não há argumentos. E os factos estão no estudo.

Em suma, se queres mesmo estar "escondido" na Internet utiliza uma VPN que confies e aplicações que esconderão a tua identidade.

Editores 4gnews recomendam:

Fortnite ‘Season 7’ chega com muitas surpresas que vais adorar

Huawei Enjoy 9 será o próximo smartphone que não ‘magoa a carteira’

Xiaomi Mi Mix 3 pode afinal ser o primeiro com o Snapdragon 855

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.