Orbic apresenta primeira eBike 5G do mundo com deteção de objetos por IA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Orbic escolheu o palco do Mobile World Congress para apresentar a primeira eBike 5G do mundo. Como se isso não fosse suficiente, a marca equipou também este modelo com tecnologia IA para deteção de objetos. Bem-vindos ao futuro dos transportes amigos do ambiente.

Principais atributos da Orbic eBike 5G

imagem de perfil de orbic ebike
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

De acordo com as informações divulgadas, a nova Orbic eBike 5G é capaz de atingir uma velocidade de até 45 km/h. Mais: está equipada com um sistema avançado de deteção de IA que utiliza um sensor com um campo de visão de 140 graus estrategicamente colocado na parte traseira da bicicleta.

Sensor este que fornece vigilância contínua do ambiente do condutor, emitindo alertas sonoros e visuais instantâneos para aumentar a segurança.

imagem do ecrã da Orbic eBike
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

A eBike 5G conta também com uma câmara frontal de 64 megapixéis que captura todos os momentos, uma câmara de 8 megapixéis no ecrã frontal para videochamadas e ainda uma câmara traseira de 2 megapixéis para prevenção de colisões e deteção de objetos.

Por sua vez, o ecrã tátil de sete polegadas integrado exibe informações cruciais como estado da bateria, velocidade, distância, mapas, entre outros dados.

Conectividade 5G da eBike funciona como hotspot

imagem da Orbic ebike em exposição
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

Este é a primeira eBike equipada com conectividade 5G e uma das suas principais vantagens é que pode funcionar como um hotspot a qualquer momento e em qualquer lugar.

Por outro lado, as comunicações 5G permitem também que o ciclista transmita as suas aventuras ao vivo e em tempo real, partilhando percursos e experiências.

imagem em pormenor do ecrã da Orbic eBike
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

Este atributo torna também possível que as eBike comuniquem entre si, fornecendo aos ciclistas deste modelo uma experiência imersiva mais segura e baseada na troca de informações, em tempo real.

De resto, este é um modelo isento de combustíveis fósseis que não gera emissões de carbono, o que o torna um bom amigo do ambiente. Infelizmente, a marca não avançou pormenores sobre a sua disponibilidade ou preço em mercado.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt